Uema Celebra 50 Anos de Relações Diplomáticas China-Brasil com Concerto Sinfônico

Por em 14 de agosto de 2024

Na noite desta terça-feira (13), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença na Celebração Sinfônica dos 50 anos de relações diplomáticas entre China e Brasil, realizada no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. O evento contou com a presença ilustre da Cônsul Geral da China em Recife, Ian Heping, e foi promovido pelo Consulado Geral da República Popular da China, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão.

A celebração fez parte de uma série de eventos realizados em ambos os países para comemorar meio século de cooperação diplomática entre Brasil e China. A Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a regência do maestro André Muniz, conduziu as homenagens, encantando o público com um repertório que mesclou obras tradicionais chinesas e nordestinas. Entre as apresentações, destacou-se a canção maranhense “Boi de Lágrimas”, de Raimundo Makarra, e a tradicional composição chinesa “Dança do Povo Yao”.

Representando a Uema, estiveram presentes o reitor Prof. Dr. Walter Canales e o vice-reitor, o Prof. Dr. Paulo Catunda, que participaram do evento ao lado do Secretário Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão. Durante a cerimônia, o reitor da Uema ressaltou a importância do evento: “A presença da Uema nesta celebração sinfônica é um reflexo do nosso compromisso com a promoção da cultura e da integração internacional. Participar de um evento que marca os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China reforça o papel da universidade como um agente ativo na construção de laços culturais e acadêmicos que transcendem fronteiras, contribuindo para o desenvolvimento global e, especialmente, para o fortalecimento do Maranhão no cenário internacional.”

“Esta noite fortalece ainda mais os laços culturais e a integração entre dois países que são gigantes em todos os sentidos”, destacou Sebastião Madeira, reforçando a importância das relações entre Brasil e China para o estado do Maranhão. O evento reforçou os laços culturais entre as duas nações e destacou a importância da continuidade dessa parceria, que tem trazido benefícios significativos tanto para o Brasil quanto para a China.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Luís Paulo