Segundo dia de Conecta Uema é marcado por debates sobre práticas inclusivas e diversidade

Por em 28 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), deu continuidade ao Seminário Interdisciplinar Conecta Uema 2024 nesta quarta-feira (28), com o tema “Hibridismo Cultural e Tecnologias com Ciência Sustentável na Sociedade 5.0”. O evento, que se estende até o dia 30 de agosto, reúne professores, tutores, alunos e o público externo para discutir temas relevantes à educação e tecnologia na contemporaneidade.

A programação do segundo dia foi intensa, destacando mesas-redondas focadas em práticas inclusivas e diversidade. As atividades começaram às 8h com o credenciamento dos participantes e se estenderam ao longo do dia com discussões sobre os desafios e perspectivas da educação na Sociedade 5.0, práticas sustentáveis em contextos culturalmente diversos, além de debates sobre racismo na escola.

Pela manhã, a Mesa 01 discutiu os “Desafios e Perspectivas da Educação na Sociedade 5.0”, seguida pela Mesa Polo 1, que trouxe reflexões atuais sobre “Práticas inclusivas em contexto”. Em paralelo, os participantes puderam explorar as Ilhas de Inovação e participar do Tour Uema, atividades que se repetiram também no período da tarde.

No período vespertino, a Mesa 02 abordou “As práticas sustentáveis em contexto culturalmente diverso”, e, na sequência, a Mesa Polo 2 trouxe à tona o tema “Racismo na escola”. O público também teve a oportunidade de propor e participar de uma mesa de debates sobre temas de interesse coletivo.

“Iniciamos o primeiro ‘Conecta’, evento da educação a distância da Uema, promovido pelo Uemanet. Este encontro reúne em São Luís nossos polos, professores e alunos da EaD da Uema, provenientes de diversas regiões do Maranhão. O evento destaca esse compromisso da Uema de impulsionar e democratizar o acesso ao conhecimento de qualidade”, afirmou Walter Canales, reitor da Uema.

O Conecta Uema 2024 busca integrar os diversos cursos da universidade, tanto na modalidade presencial quanto a distância, promovendo um espaço de diálogo profundo e enriquecedor sobre as temáticas propostas. A programação diversificada inclui palestras, painéis, workshops, apresentações culturais e encontros entre alunos, diretores e coordenadores.

O evento é aberto ao público geral. Confira AQUI a programação completa do Conecta Uema!

Por: Ascom/Uema

Fotos: Luis Paulo