Reitor da Uema reúne-se com secretário de Planejamento e Orçamento do Estado no Campus Paulo VI

Por em 16 de agosto de 2024

Na manhã desta sexta-feira (16), o reitor Walter Canales recebeu, no prédio da Reitoria, a visita do secretário de Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão, Vinícius Ferro Costa, acompanhado da subsecretária de Planejamento, Aline Ribeiro.

O encontro, que contou com a participação de pró-reitores, diretores de programas especiais e assessores, teve como objetivo discutir entre outros assuntos estruturais da universidade, o planejamento e as despesas orçamentária da instituição.

Na ocasião, o reitor fez uma apresentação do Portifólio da Uema, onde mostrou sua atuação em todo o Estado, com seus cursos presenciais, a distância, técnicos e de pós-graduação, atuando em uma geografia que alcança cerca de 80% dos municípios maranhenses, bem como um robusto programa de distribuição de bolsas para estudantes com deficiência financeira.

No final da reunião, o professor Walter, levou o secretário a conhecer as obras concluída e em andamento no Campus Paulo VI, como foi o caso do novo prédio do Curso de Medicina, prédio do Hospital Veterinário, prédio do Curso e Laboratórios da Pesca, Laboratório de Fitopatologia e, por fim, o prédio em reforma do Curso e Laboratórios de Química.

Conforme o reitor Walter Canales, a vinda do secretário Vinícius e da subsecretária Aline à Uema, representando a Seplan, é importante porque eles ficaram sabendo do que está sendo feito na universidade e das demandas, que são um reflexo do orçamento e financeiro que a instituição necessita. “Isso é muito bom porque nós já tratamos desses temas diversas vezes na Secretaria, mas eles vindo e constatando a realidade in loco, creio que vai ser melhor, porque nesse contexto a relação Uema-Governo se torna cada vez mais próspera e profícua em termos de benefícios para a comunidade”, esclarece o professor.

O secretário disse que é um prazer está na Uema cumprindo agenda de ordem administrativa, orçamentária e financeira. Ele ressalta que o governador Carlos Brandão tem um compromisso muito forte com a educação. “E aqui na Uema, nossa gestão fortalece cada vez mais o ensino superior, oferecendo as melhores condições aos alunos para que tenham uma boa formação e possam ter acesso ao mercado de trabalho da forma devida”, disse o secretário, acrescentando: “O que pensamos é na geração de emprego e renda, por meio da capacitação dos nossos estudantes, e que tenham um futuro garantido no mercado de trabalho”.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração da Uema, Thiago Ferreira, a visita do secretário à Uema é simbólica e representativa, que acaba sendo a voz do Governo na universidade para discutir questões importantes como as demandas orçamentárias financeiras, o Plano Maranhão 2050, o Orçamento Participativo e, principalmente, fazer uma escuta junto aos gestores sobre os assuntos relevantes que envolvem à Uema. “Com certeza isso pode contribuir na administração de nossos recursos, e para que a gente continue dialogando de forma positiva, fazendo com que o Governo se sensibiliza cada vez mais com as nossas necessidades”, relata Thiago.

A Uema é uma instituição de ensino gratuito e com uma estrutura multicampi que se ramifica por grande parte do território maranhense. Além disso, goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. Tem a missão de produzir e difundir o conhecimento orientado para a cidadania e formação profissional, comprometido com o desenvolvimento sustentável, e com visão de ser uma instituição socialmente reconhecida pela formação acadêmica, produtora de ciência, tecnologia e inovação, comprometida com a sustentabilidade e a internacionalização.

Por Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho