Reitor da Uema passa a compor nova diretoria eleita da Abruem

Por em 5 de agosto de 2024

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Walter Canales, passou a integrar a nova diretoria da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A cerimônia de posse, realizada em Brasília, marcou a nomeação de Walter Canales como membro do Conselho Fiscal. Sua participação na diretoria é uma oportunidade significativa para fortalecer as instituições de ensino estaduais e municipais, além de facilitar a aproximação com órgãos federais de educação.

A eleição da nova diretoria ocorreu durante o 71° Fórum Nacional de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Além de Walter Canales, o evento contou com a presença de Wasti Cunha, secretária-adjunta da Secti, Luciléa Gonçalves, reitora da Uemasul, e Márcia Suany, Pró-Reitora de Graduação da Uemasul. Também marcou presença o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.

Eleita para o biênio 2024/2026, a nova diretoria é presidida pela reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicília Maia. Como vice-presidente, foi nomeada Nara Fortes, reitora da Universidade de Taubaté (Unitau). O Conselho Deliberativo é composto pelos reitores Leandro Prearo (USCS), Marco Aurélio Ferreira (Unifae), e Vera Rocha (Unemat) como titulares, e Célia Regina Diniz (UEPB), Evandro Alberto (Uespi), e Clay Anderson (Uepa) como suplentes. No Conselho Fiscal, além de Canales, estão os reitores Augusto Rezende (Unitins) e Fábio Hernandes (Unicentro) como titulares, e Amali de Angelis (UEFS), Wagner de Paulo (Unimontes), e Juliene Rezende (Unifimes) como suplentes.

Fundada em 1991, a Abruem atua em 20 dos 27 estados brasileiros e reúne 45 universidades públicas, entre estaduais e municipais, sendo uma das mais importantes entidades do ensino superior brasileiro e da América Latina. O objetivo da associação é aprofundar discussões sobre temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, buscando sempre a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Segundo o reitor da Uema, Walter Canales, a presença da universidade na diretoria como membro titular do Conselho Fiscal permitirá uma maior participação das universidades estaduais e municipais no sistema brasileiro de educação, buscando reduzir assimetrias e equilibrar a distribuição de recursos entre universidades federais e estaduais. “Compondo a diretoria, a Uema estará mais próxima dos órgãos federais que regem a educação do ensino superior, além de auxiliar no trabalho de fortalecer as universidades estaduais e municipais”, comemorou o professor Walter.

A presidente da Abruem, Cicília Maia, destacou a importância dessa nova fase. “Nossa expectativa é a melhor possível, pois estaremos lutando e defendendo a educação pública de qualidade. Não tenho dúvidas de que estaremos dando a visibilidade que as nossas Instituições de Ensino merecem, pois estamos enraizados em todo o Brasil. Agradeço à comunidade da Uema pela possibilidade de o professor Walter integrar essa nova diretoria, fortalecendo nossa luta pela educação que transforma e gera oportunidades”, afirmou Cicília Maia.

Por: Karla Almeida