Professores e alunos da Uema realizam Excursão Pedológica em municípios maranhenses
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 6 de agosto de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Agronomia, realizou na semana passada (dias 26 a 28), a I Excursão Pedológica da Liga Acadêmica de Solos (LIGS), coordenada pelas professoras Marlen Barros e Silva e Ana Maria Silva de Araújo.
A professora Marlen explica que a excursão, considerada um sucesso, contou com a participação de 13 alunos que tiveram a oportunidade de visitar a Pedreira Brasil Mineração, no município de Bacabeira, para conhecer o processo de extração de rochas graníticas e gnáissicas da Suíte Intrusiva Rosário.
A professora Marlen ressalta que o grupo fez, ainda, outras paradas ao longo do percurso São Luís – Santo Amaro, com o objetivo de realizar estudo dos solos. Ela aponta que, na ocasião, foram pesquisados perfis de Vertissolos (no Campo de Perizes), Plintossolos (em Santa Rita), além de Espodossolos, Neossolos Quartzarênicos e Gleissolos na região dos Lençóis Maranhenses, que proporcionaram uma ampla discussão sobre a relação solo-paisagem, que envolveu elementos como relevo, material parental, clima, além de considerações sobre a aptidão agrícola dos solos e suas limitações.
Marlen disse que, a realização de atividades de campo como a I Excursão Pedológica, resulta em troca efetiva de experiências entre os alunos e professores, contribuindo para a integração do conhecimento teórico e prático, bem como a consolidação do aprendizado, além de uma maior interação dos discentes com a realidade rural, de fundamental importância para concretização do aprendizado e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em aulas teóricas expositivas.
Para isso, ela destaca a relevância do apoio da universidade na realização de mais experiências desse tipo, “uma vez que se trata de um tipo de aprendizagem ativa em que os alunos estão descobrindo, processando e aplicando informações adquiridas ao longo de sua vida acadêmica”, relata a professora.
Por Alcindo Barros
Fotos da entrevistada