Professor da Uema lança livro sobre o impacto da inteligência artificial na vida moderna

Por em 29 de agosto de 2024

O professor Luiz de Castro, docente efetivo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) do Departamento de Matemática e Informática, acaba de lançar o livro “O Poder da Inteligência Artificial: Na Educação, no Trabalho e no Lazer”. A obra, que foi publicada nesta semana na Amazon, também estará disponível em breve nas plataformas Clube dos Autores e Hotmart. O livro oferece uma análise abrangente e acessível sobre como a Inteligência Artificial (IA) está transformando diversos aspectos da vida contemporânea. Luiz de Castro explora como a IA está moldando desde as metodologias de ensino até os processos empresariais, destacando seu impacto em áreas fundamentais como a educação, o trabalho e o lazer.

Na educação, a obra discute a revolução promovida pela IA em metodologias de ensino, com um enfoque especial na Educação à Distância e na Aprendizagem Online. O autor também aborda a automatização dos processos de avaliação e feedback, além de explorar como a IA pode ser uma ferramenta crucial para a inclusão educacional, democratizando o acesso ao conhecimento. No campo profissional, o livro analisa as profundas mudanças no mercado de trabalho decorrentes da introdução da IA. Luiz de Castro examina a influência da tecnologia em áreas como Recursos Humanos e na tomada de decisões empresariais, oferecendo uma visão crítica sobre as transformações que estão redefinindo o ambiente de trabalho.

“O estudo da Inteligência Artificial é vital para a comunidade acadêmica, pois promove o avanço do conhecimento, a interdisciplinaridade, e a formação de profissionais qualificados. Para a comunidade extra-universitária, a IA oferece oportunidades de inovação, transformação econômica, e melhoria da qualidade de vida, mas também traz desafios éticos e sociais que precisam ser enfrentados de forma consciente e informada. Ambos os contextos se beneficiam mutuamente, com a academia fornecendo a base teórica e metodológica para o desenvolvimento da IA, e a sociedade aplicando essas tecnologias para resolver problemas práticos e melhorar o bem-estar geral”, comenta o professor.

É possível adquirir o livro pelo link: https://encurtador.com.br/GAB2J

Por: Ascom/Uema