Pesquisa da Uema caracteriza espécies de peixes da ictiofauna do médio rio Tocantins em Imperatriz

Por em 7 de agosto de 2024

“Biometria de três espécies de peixes da ictiofauna do médio rio Tocantins em Imperatriz, Maranhão, Brasil”. Esse é tema da pesquisa de Leticia Almeida Barbosa, que teve a orientação do Prof. Dr. Diego Carvalho Viana, fruto do Mestrado em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão. A pesquisa foi uma das premiadas no VII Prêmio Emanoel Gomes de Moura de Teses e Dissertações da Uema.

O objetivo principal foi caracterizar as três espécies de peixes (Triportheus angulatus, Psectrogaster amazonica e Pellona castelnaena) do médio rio Tocantins por meio de análise estatística. Com essas análises, os estudos futuros podem ser feitos com essas espécies para analisar problemas ambientais na região que possam interferir na biologia reprodutiva e economia local, uma vez que esses peixes são bastante comercializados na cidade.

“Este tema surgiu quando observamos a necessidade da caracterização e conhecimento de algumas das espécies mais comuns na região Tocantina do Maranhão, considerando que o rio onde elas se reproduzem no momento passa por mudanças oriundas de fatores climáticos e antrópicos”, explicou Letícia.

Durante o estudo, foram realizadas coletas no período de um ano em três pontos na cidade: Beira rio, Cacauzinho e Embiral. As três espécies foram coletadas com auxílio de pescadores locais, levados ao Laboratório de Genética e Biologia Molecular – LabGeM da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL e feitas toda a parte de análise morfométrica.

Sobre os resultados, Letícia destacou que foram observadas variações e correlações na morfometria dos peixes das mesmas espécies e diferenças significativas nos caracteres comparados. “Além disso, notamos a necessidades dos estudos com o sexo e idade de indivíduos como os do estudo para reforçar também a importância do manejo e preservação”, frisou ela.

Letícia, ainda, ressaltou, que “o trabalho envolveu o apoio dos pescadores e vimos neles a preocupação com o rio, peixes e preservação do meio, pois ações negativas como a poluição tem interferido também na economia local e sustento das comunidades de pescadores”.

Para ela, a pesquisa foi desafiadora, de muitos aprendizados e crescimento pessoal. “Assim como quaisquer outras, não fazemos nada sozinhos, além da corrida contra o tempo e dias de coletas frequentes nem sempre houveram dias de coletas favoráveis, mas foram muitos aprendizados nas pesquisas e crescimento pessoal”.

O Prof. Diego reiterou que a importância da pesquisa reside em diversos aspectos. “Primeiramente, a biometria de espécies de peixes contribui para o entendimento da biodiversidade e da saúde dos ecossistemas aquáticos. No contexto do rio Tocantins, esses dados são fundamentais para a gestão sustentável dos recursos pesqueiros e para a preservação das espécies locais. Além disso, o trabalho pode fornecer subsídios importantes para políticas públicas voltadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável da região”, disse ele.

Prêmio Uema de Teses e Dissertações

A pesquisa foi uma das premiadas no VII Prêmio Emanoel Gomes de Moura de Teses e Dissertações da Uema.

Letícia destacou que a premiação foi o resultado de muito esforço: “receber o Prêmio é o resultado que todo esforço vale a pena e o reconhecimento nos motiva e incentiva a transformar a comunidade científica e crescer juntos. Dedico o prêmio a todos que tiveram uma participação especial na finalização dele e a Uema pelas oportunidades”.

Para o professor Diego, “a premiação no Prêmio Uema de Teses representa um reconhecimento significativo do trabalho árduo e da dedicação de pesquisadores e orientadores. A pesquisa de Leticia é um exemplo claro da relevância dos estudos científicos para o desenvolvimento regional e a conservação ambiental”.

Por: Paula Lima