Parceria Uema e Justiça Federal impulsiona soluções inovadoras em conflitos judiciais

Por em 26 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou ativamente da I Jornada da Conciliação e I Oficina de Gestão de Metas da Justiça Federal da 1ª Região, um evento promovido pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, destinado a magistradas e magistrados federais e estaduais, servidores do judiciário, e demais atores do sistema de justiça. Durante o evento, o vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda, representou a instituição na assinatura de um importante acordo de cooperação para a realização de projetos inovadores voltados à solução não consensual de conflitos em procedimentos judiciais e extrajudiciais.

Esse acordo, que envolve o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Caixa Econômica Federal, e outras entidades federais a serem definidas, permitirá a participação de voluntários da Uema em projetos considerados renovadores. Esses projetos, que serão desenvolvidos nos Centros Judiciários de Conciliação (CEJUSCs) e nos Serviços de Conciliação (CECOM), têm como objetivo a implementação de ideias transformadoras por meio de novas ferramentas, tecnologias, ou formas de comunicação.

“A assinatura deste acordo é fundamental para a comunidade acadêmica da Uema, pois amplia as oportunidades de nossos alunos e pesquisadores se envolverem em projetos inovadores, que não apenas fortalecem suas formações profissionais, mas também contribuem diretamente para o aprimoramento da justiça em nossa sociedade. Essa parceria destaca o papel da Uema como um agente ativo na busca por soluções transformadoras.”, enfatiza o vice-reitor.

A presença da Uema e a assinatura deste acordo reforçam o compromisso da universidade com a inovação e o desenvolvimento de soluções que beneficiem a sociedade, especialmente no contexto da Justiça Federal.

Por: Ascom/Uema