Estudantes de Ciências Sociais do Programa Ensinar/Uema visitam o Casarão Santa Cruz em Buriti/MA e analisam sua importância no contexto histórico do Maranhão


Por em 13 de agosto de 2024



Os alunos do curso de Ciências Sociais do Polo Brejo do Programa Ensinar/Uema participaram de uma aula de campo no Casarão Santa Cruz, localizado no povoado Santa Cruz, a 30 km de Brejo e pertencente ao município de Buriti-MA. O momento fez parte da disciplina História da Educação Brasileira, ministrada pela professora Waldelice Maria Ramos Mendes. O objetivo foi analisar a importância do Casarão no contexto histórico do Maranhão e sua relevância para a História da Educação Brasileira.

A ideia surgiu após leituras e discussões em sala de aula sobre o Casarão de Santa Cruz, surgindo a necessidade de uma visita in loco para observar e contextualizar o seu papel histórico. Com aproximadamente trezentos anos de existência, o Casarão Santa Cruz é um verdadeiro legado cultural e histórico do Maranhão. Tombado pelo Governo do Estado, a preservação do patrimônio tem sido realizada pela família Castello Branco, detentora do imóvel.

Durante a visita, os alunos exploraram cada cômodo e absorveram relatos históricos que evidenciam a riqueza e o requinte sociocultural dos séculos XVIII e XIX, além de documentos sobre a vida de ex-escravos, como batizados e casamentos registrados nos livros da família.

A aula de campo proporcionou aos alunos uma imersão na história do Casarão e na genealogia da família Castello Branco. A capela Nossa Senhora da Vitória, ainda usada pela família, destaca-se como um dos pontos históricos mais importantes do local.

A professora Waldelice enfatizou que a aula atendeu aos objetivos propostos, e destacou a necessidade de maior conhecimento da História do Maranhão pelos estudantes.

“Em todo o período de ministração da disciplina de História da Educação Brasileira, houve uma preocupação de contextualização da História da Educação do Maranhão, o que foi observada a grande necessidade dos alunos em conhecê-la ainda mais. O Maranhão carece  fazer com que seus filhos conheçam sua História. E isso só será possível com a inserção dessa disciplina na grade curricular do Ensino Fundamental dos seus municípios. É necessário que essa bandeira seja erguida em cada município que tem a oportunidade de ter programas como o ENSINAR que busca contextualizar o ensinado com o aprendido de maneira significativa. Diante do exposto acredita-se que teremos bons frutos com esse simples projeto de aula campo, acreditando que com os estímulos deixados, muitos sintam-se motivados em contribuir não só para um projeto de pesquisa para a inserção das disciplinas de História, Geografia do Maranhão, como também para continuar a escrever a História da Educação do Maranhão, que hoje é tão difícil de ser trabalhada, dado o número de acervo tão reduzido”, disse a professora.

A professora, ainda, enfatizou: “a experiência no Casarão Santa Cruz não apenas respondeu à problemática da disciplina, mas também incentivou os alunos a continuarem pesquisando e preservando a história do Maranhão”.

Para a Coordenadora do Polo de Brejo, Joiziane Martins Nascimento, “os alunos tiveram a oportunidade de visitar e observar diretamente esse importante marco histórico, buscando entender como ele se insere na rica história do Maranhão e, por consequência, na história da educação em nosso país. A iniciativa da professora Waldelice Mendes e seus alunos vai além do simples estudo histórico; ela enriquece nossa compreensão da história e fortalece a identidade cultural e educacional do nosso estado”.

Depoimentos dos Alunos

O aluno Anderson Venâncio ressaltou a importância da aula de campo para a valorização dos conhecimentos históricos locais, frequentemente não explorados. “Nossa aula campo foi muito rica e também muito importante de ver de perto a preservação do casarão com os bens materiais daquele tempo”, destacou ele.

A aluna Emiliane Soares destacou a riqueza dos detalhes históricos, especialmente sobre a educação dos filhos da família Castello Branco, que recebiam educação inicial em casa antes de serem enviados para estudar na Europa ou em internatos no Brasil.

Gessica mencionou a experiência enriquecedora ao aprender sobre a convivência entre senhores e escravos e a importância da conservação do casarão. Já, Keila valorizou a importância da aula de campo para sua formação como futura cientista social.

Outros estudantes, como Francisca Maria Costa Silva e Kennia Pereira da Costa, compartilharam suas impressões sobre a relevância de conhecerem diretamente a história local e a preservação do patrimônio cultural. Maria dos Milagres e Dhomini Pinto Lima destacaram o impacto da visita em sua compreensão da história e cultura do Maranhão. Weslane Oliveira dos Santos e Samuel Sales enfatizaram a importância da aula de campo para sua formação acadêmica.

“Foi um dia cheio de aprendizado, diversão e novas descobertas!”, frisou Weslane.

Confira mais alguns depoimentos dos Alunos

Jaqueline Ferreira Sousa: “A aula de campo foi uma experiência enriquecedora para nós. Proporcionou uma compreensão aprofundada da história e cultura local, fundamental para formar profissionais sensíveis às complexidades sociais e culturais, capacitados a contribuir para a preservação do patrimônio histórico”.

Francisco Fábio Rocha Dutra: “Conhecia a localidade e algumas histórias, mas ver cada detalhe foi gratificante. Dona Rosa nos contou muitas coisas que não sabíamos, essenciais para nossa formação. A preservação de fotos, louças, móveis e a capela me chamou atenção. Fiquei feliz em conhecer essa linda história.”

Geisa: “A aula foi de grande aprendizado, permitindo um aprofundamento na história de forma vivencial. Ver a história de perto foi mágico, ressaltando a importância da preservação do casarão e seus tesouros. Foi um dia de aprendizados e reflexões, incentivando um novo olhar sobre a história”.

Wilsandra Maria Viana Nascimento: “A visita foi educativa e culturalmente rica. Observamos a conservação do casarão e a importância do patrimônio cultural. Esse contato direto tornou o aprendizado mais marcante e significativo, proporcionando enriquecimento cultural e pessoal”.

Maria da Conceição Silva Aragão: “Foi uma experiência diferenciada. Ouvir a história contada por Dona Rosa, membro da família, foi enriquecedor. Gostei de vivenciar a história e ver a preservação do casarão e suas preciosidades. A igrejinha, em particular, chamou minha atenção pela sua beleza única”.

Luciane Fernandes Leão: “Conhecemos histórias culturais do Brasil, Maranhão e nossa cidade, proporcionando um aprendizado gratificante e prazeroso”.

Francisca Raiza Nunes Vieira: “Através da disciplina História da Educação Brasileira, conhecemos a fundo a história do local, proporcionando um vasto conhecimento cultural e histórico, contribuindo significativamente para nosso aprendizado”.

Letícia da Silva Freitas: “A arquitetura imponente e os detalhes sofisticados refletem a rica história e tradição da família. A visita nos proporcionou uma compreensão profunda da importância do casarão e da família na região”.

José Claudeir Teixeira de Araújo: “A experiência foi enriquecedora, mostrando a importância de conhecer a história do lugar e das famílias que por ali passaram. Foi um momento proveitoso e gratificante para nós, acadêmicos de Ciências Sociais”.

Por: Paula Lima



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