Estudantes de Ciências Sociais do Programa Ensinar/Uema visitam o Casarão Santa Cruz em Buriti/MA e analisam sua importância no contexto histórico do Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de agosto de 2024
Os alunos do curso de Ciências Sociais do Polo Brejo do Programa Ensinar/Uema participaram de uma aula de campo no Casarão Santa Cruz, localizado no povoado Santa Cruz, a 30 km de Brejo e pertencente ao município de Buriti-MA. O momento fez parte da disciplina História da Educação Brasileira, ministrada pela professora Waldelice Maria Ramos Mendes. O objetivo foi analisar a importância do Casarão no contexto histórico do Maranhão e sua relevância para a História da Educação Brasileira.
A ideia surgiu após leituras e discussões em sala de aula sobre o Casarão de Santa Cruz, surgindo a necessidade de uma visita in loco para observar e contextualizar o seu papel histórico. Com aproximadamente trezentos anos de existência, o Casarão Santa Cruz é um verdadeiro legado cultural e histórico do Maranhão. Tombado pelo Governo do Estado, a preservação do patrimônio tem sido realizada pela família Castello Branco, detentora do imóvel.
Durante a visita, os alunos exploraram cada cômodo e absorveram relatos históricos que evidenciam a riqueza e o requinte sociocultural dos séculos XVIII e XIX, além de documentos sobre a vida de ex-escravos, como batizados e casamentos registrados nos livros da família.
A aula de campo proporcionou aos alunos uma imersão na história do Casarão e na genealogia da família Castello Branco. A capela Nossa Senhora da Vitória, ainda usada pela família, destaca-se como um dos pontos históricos mais importantes do local.
A professora Waldelice enfatizou que a aula atendeu aos objetivos propostos, e destacou a necessidade de maior conhecimento da História do Maranhão pelos estudantes.
“Em todo o período de ministração da disciplina de História da Educação Brasileira, houve uma preocupação de contextualização da História da Educação do Maranhão, o que foi observada a grande necessidade dos alunos em conhecê-la ainda mais. O Maranhão carece fazer com que seus filhos conheçam sua História. E isso só será possível com a inserção dessa disciplina na grade curricular do Ensino Fundamental dos seus municípios. É necessário que essa bandeira seja erguida em cada município que tem a oportunidade de ter programas como o ENSINAR que busca contextualizar o ensinado com o aprendido de maneira significativa. Diante do exposto acredita-se que teremos bons frutos com esse simples projeto de aula campo, acreditando que com os estímulos deixados, muitos sintam-se motivados em contribuir não só para um projeto de pesquisa para a inserção das disciplinas de História, Geografia do Maranhão, como também para continuar a escrever a História da Educação do Maranhão, que hoje é tão difícil de ser trabalhada, dado o número de acervo tão reduzido”, disse a professora.
A professora, ainda, enfatizou: “a experiência no Casarão Santa Cruz não apenas respondeu à problemática da disciplina, mas também incentivou os alunos a continuarem pesquisando e preservando a história do Maranhão”.
Para a Coordenadora do Polo de Brejo, Joiziane Martins Nascimento, “os alunos tiveram a oportunidade de visitar e observar diretamente esse importante marco histórico, buscando entender como ele se insere na rica história do Maranhão e, por consequência, na história da educação em nosso país. A iniciativa da professora Waldelice Mendes e seus alunos vai além do simples estudo histórico; ela enriquece nossa compreensão da história e fortalece a identidade cultural e educacional do nosso estado”.
Depoimentos dos Alunos
O aluno Anderson Venâncio ressaltou a importância da aula de campo para a valorização dos conhecimentos históricos locais, frequentemente não explorados. “Nossa aula campo foi muito rica e também muito importante de ver de perto a preservação do casarão com os bens materiais daquele tempo”, destacou ele.
A aluna Emiliane Soares destacou a riqueza dos detalhes históricos, especialmente sobre a educação dos filhos da família Castello Branco, que recebiam educação inicial em casa antes de serem enviados para estudar na Europa ou em internatos no Brasil.
Gessica mencionou a experiência enriquecedora ao aprender sobre a convivência entre senhores e escravos e a importância da conservação do casarão. Já, Keila valorizou a importância da aula de campo para sua formação como futura cientista social.
Outros estudantes, como Francisca Maria Costa Silva e Kennia Pereira da Costa, compartilharam suas impressões sobre a relevância de conhecerem diretamente a história local e a preservação do patrimônio cultural. Maria dos Milagres e Dhomini Pinto Lima destacaram o impacto da visita em sua compreensão da história e cultura do Maranhão. Weslane Oliveira dos Santos e Samuel Sales enfatizaram a importância da aula de campo para sua formação acadêmica.
“Foi um dia cheio de aprendizado, diversão e novas descobertas!”, frisou Weslane.
Confira mais alguns depoimentos dos Alunos
Jaqueline Ferreira Sousa: “A aula de campo foi uma experiência enriquecedora para nós. Proporcionou uma compreensão aprofundada da história e cultura local, fundamental para formar profissionais sensíveis às complexidades sociais e culturais, capacitados a contribuir para a preservação do patrimônio histórico”.
Francisco Fábio Rocha Dutra: “Conhecia a localidade e algumas histórias, mas ver cada detalhe foi gratificante. Dona Rosa nos contou muitas coisas que não sabíamos, essenciais para nossa formação. A preservação de fotos, louças, móveis e a capela me chamou atenção. Fiquei feliz em conhecer essa linda história.”
Geisa: “A aula foi de grande aprendizado, permitindo um aprofundamento na história de forma vivencial. Ver a história de perto foi mágico, ressaltando a importância da preservação do casarão e seus tesouros. Foi um dia de aprendizados e reflexões, incentivando um novo olhar sobre a história”.
Wilsandra Maria Viana Nascimento: “A visita foi educativa e culturalmente rica. Observamos a conservação do casarão e a importância do patrimônio cultural. Esse contato direto tornou o aprendizado mais marcante e significativo, proporcionando enriquecimento cultural e pessoal”.
Maria da Conceição Silva Aragão: “Foi uma experiência diferenciada. Ouvir a história contada por Dona Rosa, membro da família, foi enriquecedor. Gostei de vivenciar a história e ver a preservação do casarão e suas preciosidades. A igrejinha, em particular, chamou minha atenção pela sua beleza única”.
Luciane Fernandes Leão: “Conhecemos histórias culturais do Brasil, Maranhão e nossa cidade, proporcionando um aprendizado gratificante e prazeroso”.
Francisca Raiza Nunes Vieira: “Através da disciplina História da Educação Brasileira, conhecemos a fundo a história do local, proporcionando um vasto conhecimento cultural e histórico, contribuindo significativamente para nosso aprendizado”.
Letícia da Silva Freitas: “A arquitetura imponente e os detalhes sofisticados refletem a rica história e tradição da família. A visita nos proporcionou uma compreensão profunda da importância do casarão e da família na região”.
José Claudeir Teixeira de Araújo: “A experiência foi enriquecedora, mostrando a importância de conhecer a história do lugar e das famílias que por ali passaram. Foi um momento proveitoso e gratificante para nós, acadêmicos de Ciências Sociais”.
Por: Paula Lima