Pesquisa foca em como o indicador interfere na construção das políticas educacionais do Maranhão

Por em 23 de agosto de 2024

“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no estabelecimento das políticas regulatórias no ensino médio da rede estadual de ensino do Maranhão”. Esse é o tema da pesquisa desenvolvida por Márcia Thais Soares Serra Pereira, sob a orientação da professora Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte, fruto do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Maranhão. O estudo foi um dos premiados no VII Prêmio Emanoel Gomes de Moura de Teses e Dissertações da Uema.

O objetivo da pesquisa foi analisar como os resultados do IDEB são utilizados na implementação de políticas regulatórias de qualidade educacional no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Maranhão.

Márcia Thais explicou que “a ideia é refletir sobre como o indicador interfere na construção das políticas educacionais no estado e, ainda que indiretamente, incitar a reflexão sobre os rumos de tais políticas”.

A ideia da pesquisa surgiu durante o trabalho de Márcia Thais na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, onde ela atuava diretamente na discussão sobre a melhoria dos indicadores educacionais e na implantação do sistema de avaliação estadual. O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE/UEMA).

Para alcançar os objetivos, a pesquisa desenvolveu uma análise bibliográfica e documental seguida de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, com inspiração metodológica no materialismo histórico-dialético. “Buscamos, a partir da articulação entre documentos, textos pesquisados e a pesquisa de campo, identificar os elementos que contribuem para a construção das políticas regulatórias adotadas no Ensino Médio da rede estadual do Maranhão”, detalhou Márcia Thais.

O estudo está dividido em quatro seções, além da introdução que apresenta a temática, objetivos, problema de pesquisa e metodologia. A primeira seção compreende as avaliações externas, especialmente o SAEB, e os resultados alcançados. A segunda seção foca na compreensão das políticas de regulação e práticas regulatórias adotadas no Maranhão, com análise do SEAMA. A terceira seção ilustra os resultados da pesquisa de campo e a quarta seção apresenta o produto técnico tecnológico proposto: uma cartilha intitulada “Além dos números: orientações para análise e discussão dos resultados da avaliação externa”.

Entre os principais resultados, destacam-se “a confirmação da influência do SAEB na instituição da política pública educacional no Maranhão, a discrepância entre o fluxo apresentado pela Rede e os resultados na proficiência, e a necessidade evidente de melhoria da proficiência na rede. A pesquisa também aponta para a necessidade de estratégias capazes de promover a avaliação emancipatória”.

Para Márcia,”a realização da pesquisa me abriu o olhar acerca das avaliações externas. Muitas vezes ficamos condicionados a situações inerentes ao trabalho e deixamos de observar os elementos externos. A pesquisa me permitiu compreender e lutar por uma educação que vá além de meros resultados numéricos, mas que efetivamente traga a discussão e a reflexão para a comunidade escolar nos seus diferentes níveis”.

A pesquisa de Márcia Thais Soares Serra Pereira não só contribui para a reflexão sobre a qualidade da educação no Maranhão, mas também reafirma o papel fundamental da Uema na promoção de estudos que impactam diretamente a sociedade.

Prêmio Uema de Teses e Dissertações

Sobre a conquista do Prêmio Uema de Teses e Dissertações, Márcia Thais expressa sua surpresa e felicidade: “Receber o Prêmio UEMA de Teses e Dissertações é uma honra e um reconhecimento do trabalho desenvolvido e da dedicação à pesquisa acadêmica. Este prêmio não só me motiva a continuar buscando excelência no meu trabalho, mas também reforça a importância da pesquisa e do conhecimento na nossa sociedade. Estou verdadeiramente grata por esta oportunidade e por todo o apoio recebido ao longo do meu percurso acadêmico, especialmente das professoras Ana Lúcia Cunha Duarte e Kallyne Kafuri Alves, orientadora e coorientadora, respectivamente, que foram essenciais para tamanha conquista”.

A professora Ana Lúcia Cunha Duarte destacou a importância do prêmio para a motivação e divulgação das pesquisas desenvolvidas na universidade. “Essa iniciativa da PPG em premiar as melhores teses e dissertações é uma forma de motivar os alunos, mestrandos, doutorandos, professores e também de divulgar os trabalhos que desenvolvemos na Universidade. Então, é uma iniciativa que tem uma relevância muito grande para nossas pesquisas. Nós do Mestrado em Educação entendemos que essa é uma política muito importante para divulgar nossas pesquisas e valorizar o trabalho desenvolvido por todos os pesquisadores”, frisou ela.

Por: Paula Lima