Conecta reuniu importantes palestrantes brasileiros para debater sobre educação, inovação, tecnologia e sustentabilidade na Uema

Por em 30 de agosto de 2024

Mais de 1.500 pessoas se inscreveram no evento

A semana na Universidade Estadual do Maranhão foi marcada pelas atividades do Seminário Interdisciplinar Conecta Uema 2024, promovido pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet). Um total de 1510 pessoas de diferentes cidades e estados se inscreveram para as atividades presenciais e remotas do evento.

A cientista Zaika dos Santos durante o Conecta Uema

O Conecta reuniu renomados palestrantes e professores locais e nacionais, dentre eles: Zaika dos Santos (Cientista, pesquisadora e multiartista de Afrofuturismo, African Futurism e Afropresentismo), Luana Wunsch (Pesquisadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Leila Amum (Uema), Maria dos Santos, Rosa Verástegui (Uel), Carlos G. Câmara(graduando Uemanet/Uema), Ligia Tchaicka (Uema), Fabiana Guajajara (educação e representação indígena,) Monique Hellen (Uema), Luanne Lemos (advogada), Lourdes Paula (Uema), Daniel Mill (UFScar), Danielle Fernandes (Uema), Edivaldo Rodrigues (Uema), Roberto Serra (Uema), Felipe Marques, Zulene Barbosa (Uema) e Lúcia Santaella (PUCSP).

No que se refere aos palestrantes nacionais, avultamos Luana Wunsch, membro Pesquisadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), que ministrou a palestra “Nossos contextos (e nossas especificidades) como fontes de desenvolvimento para uma Educação Sustentável, Inovadora e Significativa”; Zaika dos Santos, Cientista, pesquisadora e multiartista de Afrofuturismo, African Futurism e Afropresentismo, que debateu acerca das tecnologias emergentes e equidade na indústria 5.0; e Lúcia Santaella, pesquisadora 1A do CNPq, professora titular nos programas de pós-graduação em Comunicação e Semiótica, além de Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUCSP, que palestrou sobre a ética como chave para a sociedade 5.0.

Para a coordenadora geral do Uemanet, Lígia Tchaika, a finalidade do evento foi promover um profundo debate sobre hibridismo cultural e sustentabilidade no contexto da sociedade 5.0, que é um modelo de organização social que usa tecnologias como inteligência artificial, big data e internet das coisas (IoT) para criar soluções que atendam às necessidades humanas, com ênfase para a promoção da sustentabilidade do planeta. Promovendo, dessa forma, um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável.

Nesse contexto, a profa. Dra. Lúcia Santaella destacou em sua palestra que a ética é uma questão magna para nossa sociedade, especialmente para o mundo da educação. “Não podemos mais negligenciar na educação a questão da ética do uso da Inteligência Artificial”, sublinhou Santaella.

Para o reitor da Uema, Walter Canales, eventos de educação, inovação, tecnologia e sustentabilidade são fundamentais para que a Universidade cumpra seu papel de gerar conhecimento, promover a inovação e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. “O Conecta destacou o compromisso da Uema de impulsionar e democratizar o acesso ao conhecimento de qualidade, com potencial de gerar impacto social”, pontuou Canales.

“Reunimos diferentes olhares, englobando Academia, empresas e distintas realidades culturais, para uma análise aprofundada do tema. A programação, enriquecida pelas contribuições de alunos e gestores de Polos do Uemanet, proporcionou um ambiente favorável à troca de conhecimentos e ao florescimento da criatividade e da inovação, com um olhar atento à sustentabilidade”, concluiu Tchaicka.

Sobre o Uemanet

O Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) é responsável pela criação de oportunidades de aprendizagem mediada por tecnologia e que valorizem alternativas de inovação pedagógica no âmbito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Desde sua criação, em 1998, o Núcleo tem sido uma referência para a educação mediada por tecnologias, compartilhando conhecimentos e expandindo oportunidades de aprendizagem nas modalidades presencial e a distância. Atualmente, fomenta e implementa políticas de educação a distância, com compreensão de que as novas tecnologias abrem possibilidades de utilização para gerar novas formas de comunicação, interação e socialização em diferentes cenários educativos.

O Uemanet possui mais de 6.000 matriculados em graduação a distância; mais de 2.700 matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu; mais de 4.000 formados em graduação a distância; e mais 7.500 formados em cursos técnicos e de qualificação profissional na modalidade a distância.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Luís Paulo