Alunos do Programa Ensinar apresentam documentários e pesquisas durante Seminário de Educação e Cultura

Por em 22 de agosto de 2024

O Polo Santa Luzia do Paruá do Programa Ensinar/Uema foi palco do Seminário de Educação e Cultura realizado pelos alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Letras, sob a coordenação das professoras Dra. Ana Patrícia Sá Martins (disciplina História da Literatura) e Dra. Silvia Maria de Sousa Ferreira (disciplina Leitura e Produção Textual), com o apoio da Coordenadora do Polo, Profa. Neide Gomes.

O seminário teve como principal objetivo promover o desenvolvimento de aprendizagens, por meio de pesquisas que destacaram a valorização das culturas e histórias locais, um esforço motivado pelas discussões nas disciplinas de Leitura e Produção Textual e História da Literatura.

Os alunos desempenharam um papel fundamental ao apresentar trabalhos que destacavam a riqueza cultural e histórica da região.

Durante o Seminário, os alunos de Letras exibiram documentários por eles produzidos, nos quais homenagearam figuras importantes da cidade e região. Entre os homenageados estavam João Florindo da Silva, Cleonilce dos Santos, Luís Magno Alencar, Antônio Pereira Costa, Luís Aragão Trindade e Luís Alves Neto, todos reconhecidos por suas contribuições ao regionalismo local.

Além das homenagens, os estudantes de Ciências Biológicas também trouxeram à tona pesquisas que abordaram temas diversos como lendas, artesanato, músicas, literatos e pintores da comunidade, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a academia e a cultura local.

O evento contou com a presença de figuras ilustres, como D. Rosário Flora e Rosângela Santos Costa, viúva e filha de um dos homenageados, Sr. Antônio Pereira Costa. Também marcaram presença o escritor e professor Luís Magno Alencar e o cantor Jeferson Allison Ribeiro, cuja participação enriqueceu ainda mais a programação.

Para a Profa. Dra. Ana Patrícia Sá Martins, momentos como este são essenciais. “A complexidade das relações sociais, na contemporaneidade, requer práticas (trans) formativas nas licenciaturas, em que se valorize a interculturalidade equitativa, em que todos nos sintamos representados com suas peculiaridades”, destacou ela.

A estudante de Letras, Kallyne dos Santos Silva, frisou o impacto transformador da experiência: “a experiência em produzir os documentários ampliou os horizontes para valorizar as riquezas da cultura e dos artistas locais, e a socialização no Seminário permitiu um acolhimento emocionante entre todos os participantes”.

O aluno Edmar Pereira Costa, de Ciências Biológicas, disse que “o evento entra em consonância com o que trás o artigo 207 da CF onde é apresentado o tripé da Educação Superior: Ensino, Pesquisa e extensão, que devem reger o ambiente universitário através do princípio da indissociabilidade deste tripé. Digo: a arte e suas mais variadas expressões são combustível para a vida humana…o evento se tornou grandioso, principalmente porque propôs o desenvolvimento de habilidades e o expressa-se para além do que se vê corriqueiramente em sala de aula”.

De acordo com a Coordenadora do Polo, Neide Gomes, “o Seminário proporcionou aos alunos maior interação, além de enriquecer o conhecimento sobre a cultura santa-luziense”.

O Seminário de Educação e Cultura cumpriu seu papel de unir a comunidade acadêmica e local em torno da valorização de sua história e cultura, proporcionando um espaço de aprendizado e celebração das riquezas regionais.

Por: Paula Lima