Alunos de Letras do Programa Ensinar lançam canal no Youtube sobre a Literatura Brasileira

Por em 23 de agosto de 2024

Alunos do Curso de Letras do Polo Araioses do Programa Ensinar/Uema criaram um canal no Youtube chamado “Literatura&Araioses”. A iniciativa fez parte do encerramento da disciplina História da Literatura, ministrada pelo professor Marcelo de Jesus de Oliveira.

O objetivo é promover a disseminação dos estudos literários no município de Araioses e em todo o estado do Maranhão, oferecendo materiais paradidáticos que possam servir de apoio a professores e alunos de Língua Portuguesa e Literaturas. A proposta é ampliar o acesso ao conhecimento literário e, ao mesmo tempo, valorizar as paisagens naturais da cidade, já que todos os vídeos foram gravados em pontos turísticos da região.

Os alunos participaram ativamente de todas as etapas do projeto, desde a seleção dos cenários até a construção dos roteiros, gravação, edição e publicação dos vídeos.

“A criação do canal surge como proposta de um trabalho em rede, cujos esforços foram múltiplos e a execução colaborativa. Propomo-nos a construir conhecimentos, inicialmente referentes às escolas literárias no Brasil, que pudessem servir não somente para produção de nota no âmbito da integralização da disciplina, mas que, principalmente, fosse útil a professores e alunos do município e Estado”, explicou o professor.

Ele, ainda, complementou: “importante lembrar que nos aproximamos dos grandes vestibulares nacionais e estaduais e a produção destes conteúdos, sem dúvidas, é uma possibilidade de uma aprendizagem lúdica, precisa e de qualidade no que compreende à literatura para os vários vestibulandos que pleitearão uma vaga nas universidades públicas em breve. Além disso, se pensarmos que estamos em um programa de formação de professores (Ensinar), a iniciativa ganha contornos ainda mais interessantes, uma vez que coloca os discentes envolvidos em intensa relação com a produção de conteúdo digital, o que já se é apontado como sendo habilidades imprescindíveis para os profissionais da educação da contemporaneidade”, disse o professor”.

Os alunos também expressaram sua satisfação com o projeto, destacando o aprendizado adquirido.

Lauany de Maria Menezes da Costa comentou sobre a experiência: “um trabalho que nos permitiu conhecer um outro lado da educação, aquele atrelado a novas possibilidades, que além de ampliar nossa esfera estudantil, também contribuiu para nosso crescimento profissional, onde nos permite sair da zona de conforto e explorar o novo, como um preparo para o nosso futuro campo de atuação. E com tudo isso, ainda permitiu que levássemos nossa cidade junto conosco nessa aventura, possibilitando que outras pessoas tenham o prazer de conhecê-la. Sendo assim, foi de extrema importância e com certeza saímos dessa experiência com mais clareza, novos olhares e expectativas de experimentar as futuras vivências”.

Samanta Almeida Carvalho da Silva também destacou a relevância do projeto: “Para mim, gravar um vídeo falando sobre literatura foi de fato uma experiência enriquecedora. Poder compartilhar minhas reflexões através do canal criado me fez perceber o quanto a tecnologia pode potencializar a educação. Essa experiência não só me ajudou a desenvolver habilidades para a minha formação como professora, mas também perceber novas possibilidades de ensino. Acredito que esse canal possa ser útil para a nossa cidade como fonte de informação e conhecimento”.

Rosana Machado Bittencourt Ramos complementou: “A utilização de gravações de vídeos na disciplina de História da Literatura nos proporcionou uma experiência única e desafiadora. Ao mesmo tempo que nos trouxe inúmeros aprendizados como: O aprofundamento no conteúdo, desenvolvimento de habilidades de comunicação, domínio da tecnologia, feedback e autoavaliação. A criação do canal é de grande relevância para a cidade de Araioses, pois oferece uma série de benefícios tanto para os cidadãos quanto para a comunidade em geral, contribuindo para a formação cultural, o estímulo à leitura e a conexão entre pessoas interessadas em literatura. Esse trabalho com certeza terá impactos significativos na minha formação como professora, pois permitiu que eu aprimorasse minha habilidade de comunicação e planejamento. Além disso, ao criar conteúdo audiovisual, você aprimora sua capacidade de explicar conceitos complexos de maneira acessível e envolvente”.

O canal “Literatura&Araioses” já está disponível na plataforma e promete ser uma valiosa ferramenta para educadores e estudantes, além de promover Araioses como um destino cultural e turístico.

Acesse AQUI.

Por: Paula Lima