Alunos de Geografia do Polo Turiaçu do Programa Ensinar/Uema fazem análise geológica durante aula de campo

Por em 16 de agosto de 2024

Os alunos de Geografia do Polo Turiaçu participaram recentemente de uma enriquecedora aula de campo na disciplina de Geologia, ministrada pelo Prof. Me. Sérgio Nunes. A atividade prática ocorreu no Povoado Serrinha, situado no município de Turiaçu, e foi marcada por uma profunda exploração dos afloramentos de rochas da região.

O principal objetivo foi proporcionar aos estudantes uma compreensão detalhada da relação entre os minerais presentes no solo local e a viabilidade do plantio de abacaxi, uma das atividades agrícolas mais importantes da área. Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto as diferentes formações rochosas e analisar como suas características influenciam a composição mineral do solo.

O Prof. Sérgio Nunes destacou a importância dessa prática para a formação dos alunos, enfatizando que a observação direta e a análise em campo são essenciais para a compreensão geológica e para a aplicação desse conhecimento em contextos agrícolas. “Entender a geologia da região é crucial para avaliar a qualidade do solo e sua adequação para determinadas culturas, como o abacaxi, que é uma fonte significativa de renda para os agricultores locais”, afirmou o professor.

Os estudantes relataram que a experiência foi extremamente proveitosa, pois além de complementar o aprendizado teórico, permitiu uma conexão direta com a realidade agrícola do município de Turiaçu. A atividade também ressaltou a importância de práticas sustentáveis e do uso adequado dos recursos naturais para garantir a produtividade e a conservação ambiental.

Com iniciativas como essa, o Programa Ensinar reafirma seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade, integrando teoria e prática para formar profissionais capacitados e conscientes da importância da geologia no desenvolvimento agrícola e ambiental da região.

Por: Paula Lima