XXVII Congresso Nacional de Criminalística Destaca a Participação da UEMA na Medicina Veterinária Forense

Por em 24 de julho de 2024

Entre os dias 10 e 13 de setembro de 2024, São Luís, no Estado do Maranhão, se tornará o epicentro do conhecimento em criminalística e medicina legal com a realização do XXVII Congresso Nacional de Criminalística (XXVII CNC) e o X Congresso Internacional de Perícia Criminal. Organizado pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e pela Associação da Polícia Científica do Maranhão (APOTEC), o evento reunirá mais de 1.200 profissionais e estudiosos de diversas áreas, incluindo uma participação destacada dos médicos veterinários da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Este ano, a UEMA terá uma participação especial no congresso através do seu renomado curso de Medicina Veterinária. Os profissionais e estudantes da UEMA estarão presentes para discutir e contribuir com suas pesquisas e experiências na área de medicina veterinária forense, um campo emergente que desempenha um papel crucial na investigação de crimes contra animais.

Um dos pontos altos do congresso será a realização do curso inovador “Medicina Veterinária Legal: Perícias de Local, Implantação e Funcionamento de um IML Veterinário”, que ocorrerá no dia 11 de setembro de 2024. Este curso será ministrado pela Médica Veterinária e Perita Criminal da Polícia Científica de Goiás, Dra. Deisiane Hellen Teixeira, conhecida por sua expertise na implementação do primeiro Instituto Médico Legal veterinário do Brasil.

A participação ativa da UEMA no congresso não apenas demonstra o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a pesquisa interdisciplinar, mas também reforça a importância da colaboração entre instituições de ensino superior e órgãos de segurança pública na promoção de práticas investigativas mais eficientes e éticas.

O XXVII Congresso Nacional de Criminalística não só oferecerá palestras e mesas redondas de alto nível, mas também proporcionará um ambiente propício para o networking e a colaboração entre profissionais de diversas áreas. Para os participantes da UEMA, será uma chance de destacar o papel da medicina veterinária na investigação criminal e reforçar o compromisso com a educação de qualidade e a pesquisa aplicada.

Com a expectativa de um evento rico em conhecimento e inovação, o XXVII CNC promete ser um marco na trajetória acadêmica e profissional dos participantes da UEMA, impulsionando ainda mais o reconhecimento da instituição no cenário nacional e internacional da medicina veterinária forense.

Por: João Gabriel Costa