VII edição do Prêmio Emanoel Gomes de Moura de Teses e Dissertações da Uema premia trabalhos de mestrado e doutorado

Por em 12 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realizou, nesta quinta (11), a solenidade de premiação do VII Prêmio Uema Teses e Dissertações, que a partir deste ano leva o nome de Emanoel Gomes de Moura, in memoriam. Uma homenagem a ele, que foi professor do Curso de Agronomia e atuava como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Agroecologia, desde a sua criação, além dos programas em Agricultura e Ambiente e Bionorte, sendo um dos pioneiros da pós-graduação no estado do Maranhão.

O evento, anual, integra as atividades do Programa de Qualidade Total da Pós-Graduação (PROQUALIT/Uema) e tem o objetivo de reconhecer o mérito dos melhores trabalhos defendidos e aprovados nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Instituição.

“É muito bom ver esse encontro em torno da pesquisa, em torno da nossa pós-graduação, num evento que podemos dizer que é o nosso Oscar da pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão. Para nós, gestores, esse reconhecimento é gratificante e muito importante. Sempre é muito bom premiar, reconhecer e, com certeza, quem recebe não esquece. Um momento importante para registrar esse trabalho que a pessoa faz naquele determinado momento da sua vida, que serve de inspiração para os seus próximos passos. E a Universidade faz isso com a certeza que está reconhecendo, premiando aqueles que merecem. A Universidade parabeniza a todos que estão aqui, os seus familiares e tenham certeza que a Instituição vai apoiar sempre a pesquisa e pós-graduação”, disse o reitor Prof. Dr. Walter Canales.

De acordo com o Pró-reitor da PPG, Prof. Dr. Marcelo Cheche, a premiação, na sua sétima edição, é sempre um momento de prestação de contas da PPG sobre as atividades que vem desenvolvendo ao longo do ano. “E uma prestação de contas alinhada com um momento também importante de celebração, de premiar teses e dissertações escolhidas dentro dos próprios programas de pós como as melhores, dar visibilidade a esses trabalhos e ao trabalho dos professores orientadores, valorizando o que vem sendo desenvolvido nos últimos anos”, destacou ele.

O Coordenador do PROQUALIT, Prof. Dr. Tiago Massi Ferraz, destacou que “o prêmio tem crescido junto com a quantidade de programas, junto com o crescimento da pós-graduação da Uema, e ele tem se tornado um evento já bem consolidado aqui na instituição, no qual conseguimos reunir todos os programas de pós e homenagear, reconhecer os melhores trabalhos, juntamente com seus orientadores e orientandos”.

Ariana Gomes da Silva, do Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA), foi uma das premiadas, com a dissertação “Coco e Cocar: lutas, resistências e identidades compartilhadas das indígenas quebradeiras de coco Akroá Gamella em Viana, Maranhão” celebrou a conquista. “Esse prêmio também é de muitas pessoas, e eu simplesmente vou receber por ter escrito, por ter traduzido muitos sentimentos de algumas delas. Mas é importante esse reconhecimento para o próprio programa que tem essa sensibilidade e acho que a prioridade nesse processo de formação é político também, teórico, e que o próprio mestrado proporciona. Então, acho que esse prêmio também é um reconhecimento do programa pela excelência de ensino, pelo compromisso dos pesquisadores e professores que fazem parte desse programa”, frisou ela.

Para orientadora de Ariana, Profa. Dra. Helciane de Fatima Abreu Araújo, o momento vai além da premiação. Ela focou a importância da dissertação em questão. “A premiação e dissertação de Ariana é de extrema importância para o povo Akroá Gamella, considerando a contribuição da pesquisa para a construção da memória de suas lutas e resistências, a partir da perspectiva das mulheres indígenas quebradeiras de coco babaçu. Na sua pesquisa, ela, que é filha de quebradeira de coco babaçu e militante do movimento social, traz aspectos da cultura dos Akroá Gamella que persistem, apesar de toda a pressão e violência do Estado, por meio de seus atos e aparatos, sobre este povo”, realçou a professora.

Em 2024, foram 18 trabalhos premiados nos programas de pós-graduação em: Agricultura e Ambiente; Agroecologia; Biodiversidade, Ambiente e Saúde; Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Bionorte; Cartografia Social e Política da Amazônia; Ciência Animal; Defesa Sanitária Animal; Desenvolvimento Socioespacial e Regional; Ecologia e Conservação da Biodiversidade; Educação; Engenharia de Computação e Sistemas; Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço; História; Letras; e Matemática.

Além disso, houve as menções honrosas nos programas de pós-graduação em: Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Bionorte; Defesa Sanitária Animal; Educação; Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço; e História.

O momento contou, ainda, com a palestra “A Avaliação da Pós-Graduação: Interfaces com o Planejamento Estratégico”, ministrada pela Profa. Dra. Giselle Cristina Martins Real, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Coordenadora Adjunta da Área de Educação da CAPES.

Família do professor Emanoel Gomes de Moura

Confira a lista de premiados AQUI.

Por: Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho