UERIMun: projeto inovador promove primeira simulação da ONU na Uema

Por em 22 de julho de 2024

Foto: Maria Luiza Mendonça

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), a solenidade de abertura da primeira Atividade de Simulação das Nações Unidas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizada por meio do projeto UERIMun, criado e em estágio de implementação no bacharelado em Relações Internacionais e que será realizado no bojo da disciplina de Direitos Humanos, como integrante das atividades de circularização da extensão.

A primeira simulação em ambiente universitário no Maranhão, a considerar as diversas realizadas no âmbito das diversas escolas particulares, foi prestigiada por discentes dos cursos de Relações Internacionais e Direito da Uema, pelo vice-reitor da universidade, Prof. Dr. Paulo Catunda, pela Assessora Chefe da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-Uema), Profa. Dra. Ariadne Enes Rocha, e pelo diretor do Curso de Relações Internacionais da Uema, o Prof. Dr. Thiago Allison.

Foto: Lívia Santana

“No campo da admissão pessoal e integrativa, percebe-se que uma simulação permite explorar e moldar ao máximo as capacidades e potencialidades de cada um para o gerenciamento de situações. Assim, acredito que não estamos diante de uma atividade qualquer, mas de uma atividade que se configura como uma grande metodologia ativa. É um treinamento que serve, de fato, como uma ferramenta de avaliação. Além disso, é um treinamento para perceber a potência de nossas vocações para as profissões que vocês escolherem, focando nos aspectos formativos que compartilho com vocês”, comenta o Prof. Dr. Thiago Allison.

“Vemos que para além do desenvolvimento de habilidades práticas, a simulação das Nações Unidas dentro do ambiente universitário contribui significativamente para a formação acadêmica dos alunos. Os alunos pesquisam e representam políticas e posições de diferentes países, onde ampliam seu conhecimento sobre temas globais relevantes, como direitos humanos, meio ambiente, segurança internacional e desenvolvimento sustentável. Então vemos que esse tipo de atividade fortalece o compromisso da universidade em oferecer uma educação de qualidade e alinhada com as demandas do mundo contemporâneo”, destaca o vice-reitor da Uema.

Foto: Lívia Santana

Durante o evento, os participantes assistiram à apresentação das delegações representadas por discentes da Uema e às práticas de imprensa internacional, todas imersas em um caso simulado que abordava um problema de governança global humanitária. Este tipo de simulação oferece uma experiência prática e educativa, contribuindo para a formação dos alunos em temas complexos e atuais, como os direitos humanos e a diplomacia internacional.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Acadêmicas do Curso de Relações Internacionais Bacharelado.