UEMAÇÃO: Parceria entre Uema e 24º BIS promove ações sociais em Cajapió

Por em 9 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), em parceria com o 24º Batalhão de Infantaria Selva (24º BIS), realizou o projeto UEMAÇÃO: Operação Cajapió–MA, nos dias 1 a 4 de julho de 2024.

“A Participação do evento, juntamente com os cursos de enfermagem, consistiu numa abordagem de temas como: Sexualidade na Adolescência, Gravidez na Adolescência, Drogas e Hepatites Virais. A experiência foi bastante enriquecedora para mim e para os alunos, desenvolvendo atividades tanto de educação e saúde, quanto de assistência. Consultas, teste rápidos e exames também foram realizados, beneficiando a população e sendo uma forma de aprendizagem para os alunos“, afirmou a Professora Joseneide Teixeira Câmara, do Departamento de Ciências da Saúde de Caxias.

O projeto teve como objetivo de promover impactos sociais, de desenvolvimento sustentável e ações para o bem-estar da população. Envolvendo professores e alunos de várias áreas do conhecimento, o evento foi também uma forma de integrar esses futuros profissionais em ações para a comunidade.

O aluno do curso de Ciências Biológicas, Gerson Araújo, comentou sobre sua vivência: “A experiência de participar como aluno extensionista desse primeiro projeto da UEMAÇÃO, tendo como palco das ações realizadas o município de Cajapió, foi muito gratificante. Foi uma semana memorável de troca de conhecimentos e aprendizados com a comunidade cajapioense que nos recebeu de braços abertos”.

A mesa de abertura foi composta pelo Professor Paulo Catunda, vice-reitor; a pró-reitora da Proexae, Professora Ilka Serra; a pró-reitora adjunta da Proexae, Professora Camila Magalhães; e o Professor Thiago Anchieta, coordenador de Extensão da Proexae. O prefeito de Cajapió, Marcone Marques; o procurador do Estado, Rômulo Marques; e o Major Renato Júnior, também estavam presentes na solenidade.

”Destaco com grande relevância o Projeto Uemação, desenvolvido pela primeira vez, na operação Cajapió, que nos fez ter uma identidade da missão Uema, com as demandas imprescindíveis dos municípios. Foram dias de grande formação para os nossos alunos, mas também de grandes ensinamentos sobre as práticas e técnicas aprendidas na universidade. Com essa troca foi permitido que a Uema pudesse por meio dos seus professores e alunos ter a sua identificação com o desenvolvimento social, sua missão maior, com enfoque no nosso estado que possui municípios com grande vulnerabilidade social. Destaco ainda que, a perspectiva da Proexae é que tenhamos mais ações como essa para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Professora Ilka Serra.

Nessa operação, foram realizadas diversas atividades com base em projetos elaborados por uma equipe multidisciplinar composta por docentes e discentes nas áreas de educação, saúde e meio ambiente, no município de Cajapió–MA.

Por: Bruna Lages Velolso
Fotos: Proexae/Uema