UEMAÇÃO: Operação Cajapió promove impacto social e desenvolvimento sustentável

Por em 2 de julho de 2024

Evento da Uema em parceria com 24º Batalhão de Infantaria Selva e Prefeitura de Cajapió acontece até sexta-feira (05)

A Operação Cajapió, uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), começou com o objetivo de promover impacto em aspectos sociais, desenvolvimento sustentável e ações para o bem-viver. A ação é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Uema, em colaboração com o 24º Batalhão de Infantaria Selva e a Prefeitura de Cajapió.

A programação, que se estende até a próxima sexta-feira (05), inclui diversas atividades voltadas para a construção de novos saberes e uma sociedade melhor em parceria com a comunidade cajapioense.

A abertura contou com a presença de representantes da Uema, incluindo o vice-reitor, professor Paulo Catunda; a pró-reitora da Proexae, professora Ilka Serra; a pró-reitora adjunta da Proexae, professora Camila Magalhães; e o coordenador de Extensão da Proexae, professor Thiago Anchieta. Também estiveram presentes o prefeito de Cajapió, Marcone Marques; o procurador do Estado, Romulo Marques; e o Major Renato Júnior.

Ilka Serra, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, ressaltou a importância do projeto UEMAÇÃO para a comunidade e a universidade: “Iniciamos o projeto UEMAÇÃO, desenvolvido por vários professores e diversos alunos que fazem extensão na Uema. Estamos hoje em Cajapió desenvolvendo várias ações que servem exatamente para uma missão grande da Universidade, que é o desenvolvimento social. Estamos muito felizes com a atuação de alunos de diversos cursos, mostrando a amplitude que é a Uema para o estado do Maranhão, e principalmente com a missão de desenvolver este estado”.

A Operação Cajapió é uma ação de extensão universitária que visa, através do compromisso com a comunidade, construir conhecimentos e promover o bem-estar social. Através de diversas atividades e projetos, a Uema busca fortalecer o vínculo com a comunidade cajapioense, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-viver.

A programação da Operação Cajapió inclui palestras, oficinas, atendimentos comunitários, atividades culturais e esportivas, entre outras ações que visam envolver a comunidade e promover melhorias concretas em diversas áreas.

Por: Karla Almeida