Uema recebe doação de esqueletos de golfinhos para estudos acadêmicos

Por em 17 de julho de 2024

O campus Lago da Pedra da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu uma importante doação de dois esqueletos de golfinhos, através do Instituto BW para a Conservação e Medicina da Fauna Marinha (IBW) e do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), ambos sediados no estado do Rio de Janeiro. Esses mamíferos aquáticos, encontrados ao longo da costa brasileira e em rios da Amazônia, são representados por um exemplar da espécie Pontoporia blainvillei, conhecida como “toninha”, e outro da espécie Sotalia guyanensis, o “boto cinza”.

Essa doação foi obtida pelo Prof. Dr. Jaime de Liege Gama Neto, da UEMA/Campus Lago da Pedra, por meio de articulação institucional com a FioCruz–RJ (Dr. Salvatore Siciliano) e o ICMBIO/São Luís–MA (Dr. Marcelo Derzi). O objetivo é equipar o Laboratório de Pesquisa e Extensão em Biologia (LAPEXBIO) do Campus Lago da Pedra com material adequado para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os esqueletos agora fazem parte do acervo do LAPEXBIO e serão utilizados principalmente nas disciplinas de Anatomia Animal Comparada e Zoologia de Deuterostômios, além de exposições e mostras de profissão.

Segundo o Prof. Dr. Jaime de Liege Gama Neto, “O próximo passo, após o recebimento dos esqueletos, será envolver os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas na montagem dos esqueletos, proporcionando uma oportunidade ímpar de contato com espécies da fauna brasileira que não ocorrem na região do campus Lago da Pedra. Além disso, serão discutidas a importância da preservação ambiental e a conservação dessas espécies, que são consideradas sentinelas e úteis no monitoramento da saúde dos ambientes aquáticos onde ocorrem”.

Esta iniciativa destaca a importância de parcerias institucionais e a dedicação da Uema em fornecer experiências práticas valiosas para seus alunos, promovendo a educação ambiental e a conservação da biodiversidade.