Uema realiza encontro da Câmara Técnica de Desenvolvimento Social do Plano Maranhão 2050

Por em 23 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediou no Centro Caixeiral, o primeiro encontro da Câmara Técnica de Desenvolvimento Social, parte integrante do Plano Maranhão 2050, na manhã desta terça-feira (23). O evento coordenado pelo Reitor Walter Canales, reuniu aproximadamente 50 participantes, entre funcionários da universidade e representantes de diversas entidades públicas.
O encontro teve início às 09h, com as boas-vindas do reitor, destacando a importância estratégica da iniciativa para o futuro do estado. Em seguida, Daniele Amorim, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), apresentou detalhadamente os objetivos e metas do plano em slides, delineando o papel central da Uema na sua execução.

Após a apresentação, o Reitor retomou a palavra para anunciar a formação de oficinas temáticas, agendadas para começar na próxima segunda-feira, dia 29. O Prof. César Choairy, explicou como serão organizadas as dinâmicas de trabalho nas oficinas, visando a participação efetiva e colaborativa dos envolvidos.
O Prof. Walter Canales novamente se dirigiu aos presentes, buscando identificar líderes temáticos para cada grupo de trabalho das oficinas. Esse passo estratégico visa assegurar uma abordagem integrada e eficiente na elaboração das propostas do Plano Maranhão 2050.
Após a definição dos líderes temáticos, o encontro foi concluído com uma breve síntese das próximas etapas e agradecimentos aos participantes pela contribuição inicial. O ambiente ficou marcado pelo entusiasmo e compromisso compartilhado em desenvolver um plano que promova o crescimento sustentável e inclusivo do Maranhão nas próximas décadas.

Para a reitora da UemaSul, Prof.ª Dr.ª Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, “O Maranhão 2050 é de suma importância para um planejamento do futuro do estado. É um plano de estado, não somente um plano de governo, e a UemaSul inserida nesse grande planejamento, tem um papel importante pois é formadora de profissionais de nível superior, por isso compreendemos que pelo ensino superior nosso estado tem elementos futuros para se desenvolver e mudar sua realidade social”.

Este primeiro encontro da Câmara Técnica de Desenvolvimento Social representa o início dos trabalhos rumo ao Plano Maranhão 2050, refletindo o compromisso da Uema e das entidades participantes em construir um futuro melhor para todos os maranhenses.

Por: Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho