Uema e SGB firmam acordo de cooperação técnica para impulsionar estudos geológicos no Maranhão

Por em 18 de julho de 2024

A Universidade Estadual do maranhão (Uema), em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) definem tratativas afim de firmar um acordo de cooperação técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer e ampliar os estudos em geologia no estado. O acordo foi definido em reunião nesta quinta-feira (18) e prevê a contribuição, com recursos financeiros e técnicos, por parte do SGB, em projetos de pesquisa desenvolvidos pela universidade.

O ACT é um marco para a comunidade científica e para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão. Com a parceria, a Uema terá acesso a financiamento para projetos de pesquisa em áreas como cartografia geológica, hidrogeologia, geofísica e geologia econômica. Esses projetos contribuem não apenas para o avanço do conhecimento científico, mas também com a aplicação prática dos estudos para o desenvolvimento sustentável da região.

Os primeiros projetos contemplados pelo ACT estão em fase de planejamento, e a previsão é que sejam executados nos próximos meses. A expectativa é que os resultados das pesquisas ofereçam benefícios diretos, como a identificação de novas fontes de recursos minerais e hídricos, além de contribuir para a gestão ambiental e diminuir riscos geológicos.

A parceria entre o SGB a Uema reforça o compromisso de ambas as instituições com o desenvolvimento científico e tecnológico e abre novas perspectivas para a exploração sustentável dos recursos naturais do Maranhão.

Participaram da reunião, o vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda, Anderson Dourado assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), e os professores Prof. Dr. Antonio Evaldo A. Barros, Prof. Dr. José Fernando R. Bezerra, Profa. Dra. Quésia D. da Silva, Prof. Dr. Cláudio José da S. de Sousa, Prof. Dr. Luis Carlos A. dos Santos, Profa. Ms. Karina Suzana Pinheiro e a Doutoranda Deysiele Oliveira Alves.

Por: Asom/Uema, com informações do Núcleo de Comunicação do Serviço Geológico do Brasil do Ministério de Minas e Energia – Governo Federal.
Fotos: Gabrielle Siebra