Uema certifica alunos do curso de Educação para o Envelhecimento da UNABI

Por em 19 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou na noite desta quinta-feira (18), a cerimônia de certificação dos alunos do curso de Educação para o Envelhecimento, pertencente ao Programa de Extensão “Universidade Aberta Intergeracional – UNABI”.
A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, Prof. Paulo Catunda, e o dispositivo de honra foi composto pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, prof.ª Ilka Serra; a Coordenadora Geral da UNABI, prof.ª Efigênia Magda Vieira de Oliveira, Prof.ª Maria José Rios de Souza e o Sr. Raimundo Penha.

Para o vice-reitor Paulo Catunda, “Este é um dia especial para a Uema, um projeto muito inclusivo e de muito sucesso da universidade; não só aqui em São Luís, mas em outros municípios. Parabenizo a prof.ª Ilka Serra por dar continuidade por meio da Proexae. A gente fica muito tranquilo de ver que o projeto é bom, que está sendo dada uma continuidade e que as pessoas estão levando com o mesmo amor, com o mesmo carinho e com a mesma seriedade. É a Uema se tornando cada vez mais inclusiva e os projetos longevos, um avanço para a sociedade maranhense e para os idosos que estão dentro da nossa universidade. Então como eu falo, a UNABI é a maior prova de que a sociedade está dentro da universidade, então para nós isso é um motivo de muita felicidade”.

Durante a cerimônia, ocorreu também uma homenagem aos amigos da UNABI, pessoas sempre dispostas a contribuírem com a causa da pessoa idosa e as ações empregadas que foram marcantes para a qualidade de vida dos alunos. Receberam esta homenagem, a prof.ª Deuzimar Costa Serra; prof.ª Eliza Flora Muniz Araújo; o maestro Francisco Newman Felix; prof. Gustavo Pereira da Costa; prof. Iran de Jesus Rodrigues dos Passos; prof.ª Isabel Lopizic; o gerente do Restaurante Universitário da Uema, Sr. Joaquim Vilanova Assunção; Sr.ª Kátia Santos, gestora do Sistema Integrado de Biblioteca da Uema, o vice-reitor prof. Paulo Catunda e o prof. Reinaldo de Jesus da Silva.

O Programa UNABI surgiu para atender às demandas localizadas nos municípios em que contemplam os campi Uema, considerando o crescimento da população idosa no cenário nacional, por conseguinte, no estado do Maranhão.
Com a finalidade de promover efetivação da cidadania e o protagonismo da pessoa idosa, a Universidade Estadual do Maranhão, desde o ano de 2016, promove ações educativas e sociais de forma sistematizada, voltadas para esse público alvo, por meio de um programa de extensão denominado Programa Universidade Aberta Intergeracional – UNABI, iniciativa da Reitoria e coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae).
No ano de 2023, a Uema por meio da Proexae, ofertou o curso “Educação para o Envelhecimento”, destinado às pessoas com 60 anos ou mais, o referido curso teve a duração de 260h, com início em setembro de 2023 e término em junho de 2024. Foi desenvolvido nos municípios de Bacabal, Balsas, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra, São Luís e Zé Doca.

Por: Caio Marcos
Fotos: Júnior Penha