Professor do Campus Timon publica artigo de relevância em revista Qualis A1

Por em 22 de julho de 2024

O professor Dr. Bruno Mezenga, do departamento de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Timon, celebra a publicação de seu artigo científico na revista Qualis A1 “Boletim de Conjuntura (BOCA)”. O estudo, intitulado “Modelagem de Processo de Gestão em uma Organização Não Governamental”, aborda soluções inovadoras para desafios críticos enfrentados por Organizações Não Governamentais (ONGs).

Partindo da premissa de que as ONGs frequentemente enfrentam dificuldades na captação e gestão de recursos financeiros, além de problemas na organização interna, o professor Mezenga, juntamente com outros pesquisadores, dedicou-se a investigar uma ONG atuante em São Luís há mais de 40 anos. A equipe utilizou uma abordagem inovadora, denominada Processo de Gestão de Negócio (Business Process Management – BPM), que combina conhecimentos administrativos com ferramentas tecnológicas.

O estudo minucioso incluiu entrevistas e observações detalhadas, revelando que os procedimentos de prestação de contas da ONG não eram funcionais nem claros, impactando negativamente toda a cadeia administrativa da organização. A falta de comunicação eficiente e a indefinição das atribuições atrasavam as atividades da ONG, demonstrando a necessidade de uma reformulação nos processos gerenciais.

A abordagem BPM permite uma análise detalhada e a modelagem de um plano de gestão eficiente, adaptado às necessidades específicas de cada organização. Ao invés de aplicar modelos pré-concebidos de gestão, o BPM promove um planejamento administrativo sob medida, ajustando-se aos desafios e características particulares de cada empreendimento.

A publicação do artigo do professor Dr. Bruno Mezenga na revista “Boletim de Conjuntura (BOCA)” representa um significativo avanço no campo da administração de ONGs, oferecendo uma nova perspectiva para a solução de problemas gerenciais complexos. O estudo não apenas destaca a importância da inovação na gestão de ONGs, mas também reforça o compromisso da Uema com a pesquisa de alta qualidade e o desenvolvimento de soluções práticas e eficazes para a sociedade.

Texto: Campus Timon/Matheus Pereira
Foto: Campus Timon/Mickaelly Stefanny