III Seminário de Pesquisa do PPGE/Uema aborda desafios e perspectivas na educação superior

Por em 9 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, realizará nos dias 11 e 12 de julho, no Auditório do Cecen, o III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). O evento, que promete ser uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e experiências, reúne docentes, discentes e egressos em torno de temas centrais para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico.

Dia 11/07: Palestras e Lançamento de Dossiês

A abertura oficial do seminário está marcada para as 08h do dia 11 de julho, seguida pela palestra inaugural ministrada pelo Prof. Dr. José Vieira, da Universidade de Brasília (UNB). Com o tema “Produção acadêmica e produtos técnicos tecnológicos (PTT) dos docentes, discentes e egressos”, o professor Vieira discutirá a importância da integração entre pesquisa acadêmica e inovação tecnológica no contexto educacional.

O evento também será marcado pelo lançamento de dois dossiês importantes. A Revista Cadernos de Pesquisa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresentará o dossiê intitulado “Dilemas e perspectivas da avaliação da educação e regulação da educação superior: histórico e Conselhos Estatais”. Já a Revista Pesquisa em Foco, da Uema, trará discussões sobre “Gestão acadêmica e avaliação da educação superior: políticas públicas e práticas educativas”.

Dia 12/07: Mesa-redonda sobre Avaliação e Planejamento Estratégico

O segundo dia do seminário inicia-se às 08h com a acolhida dos participantes, seguida de uma mesa-redonda sobre “Avaliação e Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-graduação”. A discussão será conduzida pela Prof.ᵃ Dr.ᵃ Giselle Cristina Martins Real, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Coordenadora Adjunta da Área de Educação da CAPES, das 08h às 09h.

Contribuição para o Desenvolvimento Acadêmico

O III Seminário de Pesquisa do PPGE/Uema destaca-se como um fórum relevante para o debate sobre a avaliação e o planejamento estratégico na educação superior. Com uma programação que integra palestras, lançamentos de dossiês e mesas-redondas, o evento busca fomentar a produção acadêmica e promover uma reflexão crítica sobre as políticas públicas e práticas educativas no Brasil.

Por: Ascom/Uema