Fusão dos Programas de Pós-graduação em Agroecologia (PPGA) e Agricultura e Ambiente (PPGAA) da Uema é aprovada pelo MEC

Por em 31 de julho de 2024

O Ministério da Educação (MEC) aprovou, no dia 22 de julho, a fusão dos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA) Agricultura e Ambiente (PPGAA) da Universidade Estadual do Maranhão, que passa a se chamar “Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias” (PPGCIAG).

O processo da fusão foi iniciado em maio de 2023 e aprovado na 225ª Reunião do CTC-ES, em novembro de 2023. Os programas aguardavam a autorização do MEC. Desde então, uma comissão tem trabalhado na criação de uma nova identidade do curso, com logomarca e site novo, rede social, e, em breve, haverá um evento com a apresentação de palestras sobre Programas que passaram por fusão e obtiveram sucesso em seu fortalecimento e consolidação.

Entre os objetivos para a fusão estão: a afinidade/semelhança entre os Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Agricultura e Ambiente; Programa com maior número de docentes; e maximizar projetos, pesquisas, publicações que potencialize o programa ao conceito 5.

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Prof. Dr. Marcelo Cheche, “essa é uma ação estratégica de fortalecimento da pós-graduação na universidade a partir de um diagnóstico formulado por técnicos, por conhecedores da área das ciências agrárias. A nossa expectativa é a melhor possível em relação à consolidação do programa e obtenção futura da elevação do conceito”.

A Profa. Dra. Thais Roseli Corrêa, Coordenadora do PPGA e Coordenadora do novo curso, explicou que o caminho ainda é longo. “Ainda temos muitos desafios pela frente, com necessidade de unificar toda a nossa estrutura (dos programas individuais) em um único programa, ações burocráticas quanto a Plataforma Sucupira, e o SIGUEMA, dentre outros que irão surgir. No projeto de fusão foi apresentado a nova grade curricular, corpo docente e novo regimento interno, contudo, serão feitas atualizações a fim de eficiência na coleta de dados para a próxima avaliação quadrienal. É importante ressaltar que a fusão ocorreu na expectativa de alcançarmos a consolidação do novo programa, com um corpo docente produtivo para obtermos o conceito 5 em breve”, disse a professora.

Para o novo programa já foram definidas as áreas de concentração, que são: “Agroecologia” e “Sistemas de Produção”, com as seguintes linhas de pesquisa: Manejo Agroecológico de Sistemas Produtivos; Ecologia de Sistemas Naturais e Agroecossistemas; Sistemas de Produção; Biotecnologia e Ecofisiologia Aplicada. Ressalta-se que no “desenho” do novo curso foi preservado a identidade dos Programas que deram origem, com manutenção de áreas de concentração e algumas linhas de pesquisa, para que todos os docentes e  discentes fossem contemplados na nova estrutura do Programa.

Em relação aos alunos atualmente matriculados nos dois programas, eles terão a opção de diploma do curso em que ingressaram ou no curso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, e poderão ainda escolher a área de concentração que constará em seu diploma.

O próximo processo seletivo para o programa já fundido será nos próximos meses, com vagas para Mestrado e Doutorado. Aguardem!

Por: Paula Lima