Estudantes do ProfiTec vivenciam avanços da pecuária moderna durante aula de campo em Balsas

Por em 9 de julho de 2024

No último sábado (6), os alunos do curso tecnólogo de Agrocomputação do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Balsas, participaram de uma aula de campo na Fazenda Fernanda II, localizada na cidade de Balsas. A fazenda é referência na criação, recria, engorda e melhoramento genético de bovinos de corte.

A atividade foi organizada pela professora Carla Fonseca Alves Campos, como parte das atividades da disciplina Sistemas de Produção Animal, com a colaboração do professor Francisco Charles, do coordenador do curso de Agrocomputação do ProfiTec, Luciano Façanha, e da coordenadora de polo do ProfiTec, Adriana Diniz.

A aula de campo, que teve como objetivo complementar os ensinamentos teóricos adquiridos em sala de aula, contou com a participação do zootecnista e gerente de Agropecuária, Danrley Martins, e do médico veterinário Jefferson Alves, que trabalham na fazenda.

Durante a visita, eles apresentaram aos alunos as etapas do processo produtivo do estabelecimento, incluindo nutrição dos animais, sanidade, instalações, manejo e genética.

De acordo com a professora Carla Fonseca, um dos tópicos que teve atenção especial foi o manejo reprodutivo utilizado na fazenda.

“Os alunos aprenderam sobre inseminação artificial, fertilização in vitro e diagnóstico de gestação com o uso de aparelho de ultrassonografia. Essas técnicas exemplificam a integração da tecnologia no setor da pecuária moderna. Em suma, a visita agregou conhecimentos complementares e permitiu aos alunos ter uma visão mais ampla do universo da pecuária moderna, que conta com muita tecnologia, gerando grande demanda de profissionais do segmento da Agrocomputação”, explicou a professora.

Os alunos também expressaram entusiasmo com a experiência, destacando a relevância das vivências práticas para a sua formação profissional. “Observar de perto a aplicação das tecnologias no campo foi uma experiência enriquecedora, que ampliou nosso entendimento sobre a pecuária moderna”, comentou o estudante Neliomar Fonseca.

Por Débora Souza