Estudantes do curso tecnólogo em Logística do Campus Santa Inês participam de palestra sobre Inovação, Economia e Segurança no trabalho

Por em 10 de julho de 2024

No último dia 7 de julho, a turma do curso tecnólogo em Logística do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Santa Inês, participou de uma palestra intitulada “Inovação na Gestão, Perfil Econômico e Segurança do Trabalho das Organizações de Santa Inês e Região”.

O evento, organizado pelo professor da disciplina de Economia, Márcio Santos, teve como objetivo orientar os alunos sobre inovações na gestão organizacional, apresentar o perfil econômico da região, discutir projetos de desenvolvimento econômico em Santa Inês, além de destacar a importância da segurança do trabalho para a promoção de um ambiente seguro e eficiente para os trabalhadores.

Os estudantes ouviram o palestrante Lindemberg Alex Pereira Trindade, professor da EBTT do IFMA, campus Santa Inês, na área da Higiene e Segurança do Trabalho, e que possui especializações em Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica e Ergonomia.

Durante a palestra, Lindemberg Trindade abordou uma série de tópicos como a gestão de inovação, desde a geração de ideias até a implementação prática no ambiente empresarial, destacando importância de uma cultura organizacional que promova a inovação, o papel da liderança no processo de inovação e a necessidade de colaboração entre diferentes setores da empresa.

Além disso, foi discutida a análise de indicadores socioeconômicos e a aplicação de políticas públicas como contribuição para o crescimento econômico das empresas na região de Santa Inês. O palestrante também abordou o papel da segurança do trabalho, apresentando práticas para a gestão de riscos ocupacionais e a importância de um ambiente seguro para a eficiência e bem-estar dos trabalhadores.

Para o professor Márcio Sousa, a programação contribuiu para o aprendizado dos estudantes de Logística sobre a importância da cultura da inovação para o desenvolvimento organizacional. Segundo ele, é essencial que as empresas estabeleçam um processo estruturado para a geração e desenvolvimento de ideias, promovendo a colaboração entre os diferentes setores e implementando mecanismos de monitoramento e avaliação dos resultados.

Por Débora Souza