Estudantes de Design de Interiores do Campus Codó promovem exposição de projetos sustentáveis

Por em 16 de julho de 2024

Nos dias 13 e 14 de julho, a turma do curso Tecnólogo em Design de Interiores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Codó, realizou a exposição de projetos de design que aliam inovação social e sustentabilidade para a comunidade da cidade.

A exposição ocorreu em duas etapas. A primeira na praça São Sebastião e a segunda no próprio campus da universidade. Os trabalhos que foram apresentados são fruto da disciplina Tópicos Emergentes em Inovação Social Sustentável, ministrada pela professora Izabel Nascimento.

Segundo a professora Izabel, o propósito da atividade foi incentivar os estudantes a pensarem em projetos que tivessem relação com a cidade de Codó, considerando aspectos econômicos, dinâmica social e necessidades coletivas.

“Os alunos foram convidados a identificar uma necessidade social coletiva e pensar soluções e/ou abordagens que atuassem diretamente sobre esse problema, e que fossem acessíveis ao contexto de atuação e promotoras de valorização local. Essas decisões de projeto deveriam também dialogar com os princípios da sustentabilidade, considerando proposições que reduzissem o uso de recursos não renováveis, ou que diminuíssem o impacto ambiental, seja pela reutilização de materiais descartados ou ideias que possam funcionar como campanhas educativas”, explicou a professora.

Com base nas pesquisas sobre a cidade e nas percepções socioculturais, as equipes desenvolveram primeiramente miniaturas para compreender os desafios para a produção dos protótipos.

Foram criados seis trabalhos baseados nos conceitos de sombra (Projeto Mais Sombra), palmeira, memória (Quebra-cabeças), moldável (Painel Modular), empatia (Descarte de vidro) e riqueza do babaçu (Carrinho de mão). Durante as exibições, os estudantes explicaram a ideia por trás de cada projeto aos interessados em saber mais detalhes.

“Por todo o desenvolvimento da disciplina fomos estimulados a pensar em mais sustentabilidade, inovação e responsabilidade no Design. Com isso, adquirimos um olhar ainda mais criativo ao término da última disciplina do curso, o que para nós foi uma experiência indescritível”, comentou a estudante Letícia Sousa.

Por Débora Souza