Campus Santa Inês realiza a XII Semana de Letras

Por em 2 de julho de 2024

O Campus Santa Inês da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, entre os dias 17 e 21 de junho, a XII Semana de Letras com o tema “Tessituras em Letras: ensino e aprendizagem de línguas e literaturas no Vale do Pindaré”.

O evento teve como objetivo debater sobre o ensino e aprendizagem de línguas: língua indígena, língua portuguesa, língua inglesa e literaturas desde os primórdios até a contemporaneidade, com apresentações de trabalhos acadêmicos de modo virtual.

Além das apresentações de trabalhos, a programação também contou com oficinas, palestras, lançamentos de livros, mesas redondas e conferências.

O diretor do curso de Letras do Campus, Prof. Antônio Cilírio Neto, falou sobre a importância do evento para a comunidade acadêmica. “A semana de letras foi um evento que teve apoio de instituições de educação do nosso estado e do nosso município. A importância do evento está relacionada à necessidade de compreender e apresentar trabalhos sobre as línguas e literaturas, ou seja, as teorias e práticas que têm influenciado o desenvolvimento e estudo nos cursos de letras e pedagogia na sociedade contemporânea”, disse.

Na ocasião, também houve lançamentos dos livros “Conexões Linguísticas, Filosofias e Cibercultura no ensino de Língua Portuguesa” e “Práticas de Estágio, Extensão e Pesquisa no Ensino de Língua Materna”, do Prof. Antonio Cilírio, publicados pela Editora da Uema em 2024, da antologia poética “O Que Não Calou Dentro de Nós” dos poetas e escritores Paulo Rodrigues, Evilásio Júnior, Ana Liz, Luís Henrique e Carlos Vinhorte, sob a orientação do Prof. Cilírio, e o romance “Outono de Carne Estranha” do autor Prof. Airton Souza, da Universidade Federal do Pará, que segundo o Prof. Cilírio, está concorrendo ao Prêmio Jabuti.

Por: Karolynne Sodré