Alunos do Campus Balsas são premiados na IX Feira do Empreendedor SEBRAE

Por em 2 de julho de 2024

O Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve presente, entre os dias 27 e 30 de junho, na IX Feira do Empreendedor SEBRAE, no Ginásio de Esportes Rei Pelé na cidade de Balsas, considerado o maior evento de empreendedorismo do Maranhão.

A feira de 2024 teve como temática “Conectar ideias, Inovar negócios”, com o objetivo principal de gerar oportunidades para a abertura de novos negócios, a ampliação e a inovação das empresas. Dessa forma, o evento quis aproximar o mundo do empreendedorismo àqueles que procuram ideias que transformem seus negócios.

O Sebrae contou com a participação de várias universidades, empresas públicas e particulares, com o apoio da Prefeitura de Balsas e com a participação de comunicadores como Geraldo Rufino, Daniel Dias, Egnalda Côrtes e Gisele Paula.

A Uema participou do desafio “TXM CHALLENGE” com duas equipes, The Solvers e Marasul, organizado pelo SEBRAE em parceria com a TXM METHODS. Este evento proporcionou aos universitários da região a oportunidade de enfrentar desafios enfrentados por empresas parceiras, que buscam soluções inovadoras dos jovens universitários para cada problema apresentado. O TXM Challenge é um método flexível para resolver uma variedade de desafios, adaptável ao tempo disponível das pessoas, promovendo a inovação e o empreendedorismo através de iniciativas criativas.

A equipe Marasul enfrentou o desafio de atender a uma demanda da Prefeitura de Riachão: desenvolver um roteiro turístico inovador e acessível que promova os atrativos da região. O objetivo do desafio era proporcionar uma experiência turística inclusiva e enriquecedora para todos os visitantes.

A equipe Marasul propôs uma solução prática para impulsionar o turismo em Riachão ao desenvolver um software/aplicativo que centralizasse todas as opções disponíveis para os turistas ao visitar a cidade. Isso incluiria informações sobre locais de interesse, opções de transporte, alimentação e hospedagem a preços acessíveis, conectando-se às tendências do Instagram e alimentado por Inteligência Artificial.

O aplicativo permitiria aos turistas acesso integrado a todos os pontos turísticos, guias turísticos, roteiros recomendados e serviços essenciais na cidade (hotéis, postos, borracharias, farmácias, hospitais, transporte etc.), facilitando o deslocamento e destacando os serviços oferecidos pelos residentes locais. Além disso, o aplicativo seria acessível às pessoas com necessidades de adaptação, isso incluia a incorporação de tecnologia de áudio, vídeos com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e outras ferramentas de acessibilidade.

Para o mesmo desafio, a equipe Marasul desenvolveu um avatar chamado Ric, em referência ao local do desafio proposto, Riachão.

Nesta categoria, foram distribuídos três prêmios em dinheiro: o primeiro lugar recebeu 10 mil reais, o segundo lugar 5 mil reais, e o terceiro lugar 2.500 reais. A equipe Marasul se destacou ao conquistar o terceiro lugar, recebendo o prêmio de R$ 2.500,00.

A diretora do Campus Balsas, Profª Célia Leite, falou sobre a conquista dos alunos participantes. “Esse prêmio foi comemorado com muita alegria por todos e é um marco nos trabalhos de inovação e empreendedorismo do Campus Balsas. Além das equipes que participaram dos desafios na resolução de problemas, os professores Alaécio Pinheiro dos Reis e Sergio Noleto Turibus participaram como mentores e mais de 25 alunos colaboraram como monitores durante todo o evento. Com essa conquista, o Campus Balsas consagra sua participação no campo do empreendedorismo e inovação tecnológica”, disse.

Já a equipe The Solvers, que concorreu com a equipe Carolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), teve como desafio, resolver um problema relativo ao Polo Turístico Chapada das Mesas. O desafio consistiu em desenvolver uma solução que facilitasse a comunicação entre quem fornece o transporte turístico e o turista que precisa chegar a um determinado local, e ao mesmo tempo, propor uma redução nas emissões de carbono equivalente ao CO2 emitido para alcançar aquele ambiente.

A The Solvers não recebeu um prêmio, mas apresentou uma proposta de solução relevante para a comunicação entre os fornecedores de transporte turístico e os turistas. A proposta foi baseada em um aplicativo que integrava todos os atrativos turísticos, mapas interativos e compartilhamento de transporte no estilo “carona”, visando desencorajar o deslocamento individual em favor do coletivo. Além disso, o aplicativo oferecia aos turistas a oportunidade de conhecer novas pessoas, compartilhar histórias e escolher o tipo de transporte com base no tipo de combustível utilizado, entre outros detalhes elaborados pela equipe durante a apresentação no Pitch realizado no dia 30 de junho.

A feira apresentou um conjunto de oportunidades de negócios para os vários níveis de empreendedorismo, bem como soluções que podem contribuir com o fortalecimento econômico local e regional, oportunizando inter-relações e trocas de conhecimentos entre os diversos sujeitos sociais como empresários consolidados, empreendedores e jovens estudantes.

Sobre a Feira do Empreendedor SEBRAE

Realizado pelo Sebrae-MA, o encontro reúne milhares de empreendedores, micro e pequenos empresários, estudantes e interessados em abrir o próprio negócio, promovendo o desenvolvimento de inúmeros negócios e estimulando a competitividade das pequenas empresas.

Por: Ascom/Uema