Alunos de Zootecnia da Uema realizam visita técnica ao Centro de Distribuição do Grupo Mateus

Por em 5 de julho de 2024

Na manhã do dia 4 de julho de 2024, os discentes do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), matriculados na disciplina “Higiene Animal e Profilaxia” sob a orientação do Prof. Dr. Iran Alves da Silva, participaram de uma visita técnica às instalações da Indústria de Fatiamento e Porcionamento do Centro de Distribuição do Grupo Mateus. A visita ocorreu no Km 12, BR 135, Distrito Industrial de São Luís – MA.

A atividade é considerada essencial para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, oferecendo uma compreensão prática e detalhada sobre a aplicação dos conceitos teóricos estudados em sala de aula, especialmente no que diz respeito ao controle de qualidade.

Acompanhados pelo Prof. Dr. Iran Alves da Silva e pelo Gerente Industrial do Grupo Mateus, Carlos Alberto Guimarães, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o sistema “cook chill”. Este moderno maquinário alemão prolonga a vida útil dos alimentos, minimiza os riscos de contaminação e preserva as características organolépticas e nutricionais dos produtos, sem causar a sensação de pasteurização no sabor e na consistência.

Durante a visita, os alunos puderam observar de perto a implementação de práticas profiláticas e sanitárias essenciais para garantir a segurança dos alimentos destinados ao consumo. A experiência permitiu aos estudantes compreender a complexidade e a importância do controle de qualidade de forma ética, sustentável e rentável.

Os futuros zootecnistas observaram os desafios e as soluções adotadas pela indústria para manter a excelência nos processos de controle de qualidade. Eles acompanharam procedimentos de higiene, monitoramento de condições ambientais, como temperatura e umidade, controle de pragas, e a implementação de normas e regulamentações sanitárias.

A visita técnica destacou a importância do controle de qualidade, que assegura a integridade dos produtos, a confiança dos consumidores e o cumprimento das exigências legais e normativas. A atividade enriqueceu a formação dos alunos, preparando-os para atuar com competência e responsabilidade no mercado de trabalho.

Os estudantes saíram da visita com uma visão ampliada sobre a qualidade dos produtos de origem animal, a saúde pública e a segurança alimentar da população, elementos essenciais para a carreira dos futuros profissionais da área de Zootecnia.

Essa visita técnica reforça o compromisso da Uema em oferecer uma educação de qualidade, integrando teoria e prática e preparando seus alunos para os desafios do mercado de trabalho.

Por: Karla Almeida