Alunos de Letras, História e Pedagogia do Programa Ensinar/Uema lançam e-book sobre práticas curriculares na formação de professores em Buriticupu

Por em 30 de julho de 2024

Os alunos dos cursos de Letras, Pedagogia e História do Polo Buriticupu lançaram o e-book “Programa Ensinar: práticas curriculares na formação de professores em Buriticupu”, tendo com organizadores o Prof. Dr. Antonio Valbert Alves Silva e o acadêmico de Letras e Graduado em Pedagogia Jorge dos Santos Silva. O livro foi publicado pela Editora Inovar.

Para chegar a essa conquista, os alunos participaram de um seminário da disciplina Prática Curricular, onde todas as turmas apresentaram os resultados de suas pesquisas de forma coletiva em formato de banner. Após isso, as pesquisas foram unidas e organizadas em forma de e-book. Os alunos produziram os estudos e fizeram as adaptações necessárias. Ou seja, os relatos de experiências organizadas neste material são frutos das experiências dos alunos das três turmas e reúnem discussões pertinentes ao campo social e educacional vivenciados no município de Buriticupu.

“Justificamos a importância deste trabalho justamente por estabelecermos um grau de compromisso com o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão através da implementação de atividades planejadas em diferentes espaços sociais e educacionais com foco nas temáticas diversas que foram problematizadas, desenvolvidas, executadas e apresentadas em suas especificidades por meio de diálogos com estudantes, professores, familiares, dentre outros grupos sociais”, disse o professor Antonio Valbert.

De acordo com Jorge dos Santos, um dos organizadores do livro, “o material foi organizado com muito respeito e dedicação à formação de professores. Entendemos que as atividades desenvolvidas durante as disciplinas de Prática Curricular e sua organização dinâmica e flexível serviram como um grande espaço de aprendizagem na construção da identidade profissional. O processo de ação-reflexão-ação proporcionado através da disciplina foi valioso para pensarmos na educação em suas diversas nuances, desde a perspectiva político social à educacional”.

Para a aluna Jeane do Nascimento da Silva, do Curso de Letras, fazer parte desse projeto que é formar professores, está sendo um momento ímpar, de muito aprendizado, de busca, de superação e descobertas de um mundo que não estava aos seus olhos e alcance há alguns anos. “Tenho vivido um mundo de possibilidades, como recentemente ter tido trabalhos publicados juntos com meus amigos e colegas de curso, é sem dúvidas magnífico e simplesmente maravilhoso! Ter trabalhos acadêmicos publicados me fez vê o quanto importante é esse curso para minha vida, inclusive tudo isso tem sido uma “pílula” de superação, até mesmo biológica, literalmente”, destacou ela.

O livro está dividido nos seguintes tópicos: 1. Análise de produções textuais multissemióticos: reflexos do multiletramentos através de leituras artísticas de alunos do ensino médio; 2. A representação da mulher negra na obra de Maria Firmina dos Reis: um estudo bibliográfico; 3. Saúde emocional dos docentes da Escola Unidade Integrada Rui Barbosa de 6º ao 9º ano; 4. Voçorosas: análise multidimensional dos impactos sociais dos efeitos erosivos no bairro Terra Bela em Buriticupu-MA; 5. A festa da menina moça entre os Guajajaras: ritual, resistência e identidade; 6. Leitura e escrita: um estudo de caso no 7º ano do ensino fundamental na U. I. Profa. Valdeana Almeida dos Reis; 7. Práticas restaurativas na prevenção de conflito e violência na escola por meio da cultura de paz; 8. Práticas de incentivo à leitura: construindo leitores críticos.

Acesse o e-book aqui: https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1460

Por: Paula Lima