Alunos de História do Programa Ensinar realizam um Chá Filosófico com foco na pedagogia de Paulo Freire

Por em 23 de julho de 2024

Os alunos do Curso de História do Polo Buriti realizaram um Chá Filosófico, com o tema “Pedagogia do Oprimido”, dando ênfase nas três principais obras de Paulo Freire:Educação em Prática da Literatura (1967); Pedagogia do Oprimido (1968); Carta à Guiné – Bissau (1975). O momento fez parte da disciplina Filosofia da Educação, ministrada pela Profa. Ma. Antonia Maria Cardoso e Silva.

O objetivo foi integrar os acadêmicos no processo educacional, com base na reflexão e discussão sobre a obra de Paulo Freire, a Pedagogia do Oprimido, uma de muitas obras desse renomado educador conhecido mundialmente, por sua contribuição e integração social. Além de estimular a participação ativa no desenvolvimento na prática dos educandos.

Na ocasião, os alunos apresentaram uma dramatização de uma sala de aula com a temática Pedagogia do Oprimido, por meio de uma roda de conversa, onde destacaram e defenderam a importância do método de alfabetização de Paulo Freire.

“O Chá Filosófico foi sem dúvidas de grande importância, no sentido de ampliar os conhecimentos dos alunos, de forma participativa e dialógica, seguindo os princípios freirianos, no cotidiano educacional, promovendo uma educação mais crítica, participativa e emancipatória. Pois segundo Paulo Freire (1996), para libertar os oprimidos de sua opressão, precisamos educá-los de maneira diferente. Essa nova forma de educação tem como foco a conscientização e o diálogo entre alunos e professores para que, juntos, eles se humanizem na hora de ensinar e aprender. Neste sentido, o Chá Filosófico oportunizou aos acadêmicos e futuros professores uma reflexão acerca da sua prática x práxis”, disse a professora Antonia Cardoso.

A aluna Maria do Socorro Freitas frisou a importância de conhecer uma educação igualitária para todos. “A temática explorada no chá filosófico é essencial para entender e combater as diversas formas de opressão presentes em nossa sociedade. Através dessa abordagem educacional, somos incentivados a questionar as estruturas de poder e buscar por uma educação libertadora, onde a voz do educador e do educando possam ser ouvidas”, destacou ela.

Os acadêmicos do curso de Matemática, juntamente com a Profa. Ma. Raimunda Nonata Reis Lobão, também participaram do evento.

Por: Paula Lima