Alunos de Design de Interiores transformam artesanato em projeto criativo no campus Codó

Por em 2 de julho de 2024

No Campus Codó da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) produziram peças de artesanato inspiradas na cultura local, que serão exibidas em uma exposição para a comunidade.

O trabalho realizado pela turma faz parte da disciplina “Atelier de Projeto – Design como Artesanato”, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Ingrid Braga.

De acordo com a professora, os estudantes participaram anteriormente de um tour cultural, visitando o patrimônio de Codó e explorando os símbolos da cidade para se inspirarem na produção dos objetos de design. Isso destacou a importância de valorizar a cultura local e promover a inovação.

Os protótipos, que unem tradição e inovação, serão expostos no campus em data a ser marcada em breve.

“Precisamos conhecer melhor nossa cultura para desenvolver um trabalho criativo, inovador e com raízes. Para isso, precisamos interpretar as características da nossa cultura local. Foi desafiador porque é um trabalho criativo, mas agora temos o ‘caminho das pedras’ que a disciplina nos proporcionou. Tivemos um resultado muito positivo, pois conseguimos ver como nosso trabalho pode impactar o desenvolvimento da cidade e ampliar o acesso dos artesãos ao mercado de design de interiores”, comentou a estudante Rosiane Lobo.

Por Débora Souza