AGA promove evento de lançamento das novas salas do Circuito Sala Verde da Uema

Por em 22 de julho de 2024

A Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promove, no dia 2 de agosto, o evento de lançamento das novas salas verdes com o tema “Conectando Gerações pela Educação”.

O evento tem como objetivo lançar as 8 novas salas verdes que foram chanceladas pelo Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente. Essas novas salas verdes, denominadas “Circuito Sala Verde”, serão inauguradas nos Campi da Uema localizados em Balsas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Grajaú, São Bento e Timon.

As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas até o dia 1 de agosto por meio do link eventos.Uemanet.net. Haverá emissão de certificado de 8 horas para os participantes.

O encontro será realizado de forma online, das 8h às 12h, com transmissão via canal do UemanetOficial

Este evento contará com a participação de duas representantes do programa Salas Verdes do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além do secretário em exercício da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão, Anderson Lindoso, o secretário de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, Pedro Chagas, e autoridades da Uema.

A programação contará com palestras e mesa de abertura, além da divulgação do Mapa atualizado das salas verdes da Uema e divulgação da portaria das coordenações das salas verdes nos Campi.

O evento é aberto ao público geral.

Confira a programação

8h às 8h10 – Abertura: vídeo institucional do Circuito Sala Verde

8h20 às 10h20 – Mesa de abertura

10h30 às 11h30 – Palestra

Tema – Salas verdes: a educação ambiental como ferramenta para a conservação da biodiversidade (Ministério do Meio Ambiente)

11h40 às 12h – Encerramento

Sobre o Circuito Sala Verde

Desde 2018, através do edital nº 01/2018 do Ministério do Meio Ambiente para a criação de novas salas verdes, a Uema possuía apenas uma sala verde no Campus Paulo VI, conhecida como Circuito Sala Verde. Este projeto, ativo há cerca de 6 anos, tem como principal objetivo integrar os diferentes níveis de ensino (fundamental, médio, técnico, superior, formação continuada e centros de convivência comunitários) com a Uema.

A conexão entre diversas gerações da sociedade e a Uema, se dá por meio de experiências presenciais, incluindo mais de 40 laboratórios de pesquisa, atividades recreativas no bosque da universidade, promoção de qualidade de vida, plantio de mudas, oficinas de compostagem, entre outras ações. Essas atividades estão disponíveis não apenas no Campus universitário de São Luís, mas também em mais 8 Campi recentemente integrados.

Para esclarecimentos, entre em contato por meio do email aga@uema.br ou telefone (98) 98734-9741.

Por: Karolynne Sodré