Abertura do III Seminário de Pesquisa do PPGE/Uema é realizada nesta quinta-feira (11)

Por em 11 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, deu início nesta quinta-feira (11), no Auditório do Cecen, o III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). O evento forneceu oportunidades valiosas para a troca de conhecimentos e experiências, reúne docentes, discentes e egressos em torno de temas centrais para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico.

A abertura oficial do seminário foi formada com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Marcelo Cheche, da Secretária Adjunta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secti, Profa. Dra. Hermeneilce Wasti Cunha, da Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Prof. Dra. Regina Célia de Castro e da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uema, Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte.

“A realização deste seminário permite a troca de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, professores e estudantes de diversas áreas. Ele proporciona um espaço para a reflexão crítica e para a construção de novas perspectivas que possam orientar políticas públicas e práticas educativas mais eficazes”, enfatiza o professor Marcelo Cheche.

O evento contou com o lançamento de dois dossiês importantes. A Revista Cadernos de Pesquisa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que apresentou o dossiê intitulado “Dilemas e perspectivas da avaliação da educação e regulação da educação superior: histórico e Conselhos Estatais”. Já a Revista Pesquisa em Foco, da Uema, levou discussões sobre “Gestão acadêmica e avaliação da educação superior: políticas públicas e práticas educativas”.

“Nós da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, desejamos que este seminário seja um marco de inspiração e de construção coletiva de saberes, e que possamos sair daqui mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no campo da educação superior”, comentou a Profa. Dra. Hermeneilce Wasti Cunha.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Anne Cascaes