30 ANOS DO CAMPUS UEMA BALSAS: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 26 de julho de 2024
Profa. Dra. Maria Célia Dias de Castro
Diretor do Campus Uema Balsas
Em 1928, o professor João Joca Rego Júnior fundou, em Balsas, o Educandário Sírio Brasileiro, que funcionava em uma casa alugada mantida pela colônia sírio-libanesa de Balsas. Posteriormente, foi criado o colégio Educandário Coelho Neto, instituição de ensino particular em que passou a funcionar o ensino pré-primário, primário (1ª a 4ª série) e a preparação para o Exame de Admissão ao Ginásio (5ª a 8ª série), no regime de internato e semi-internato para o sexo masculino, e de externato para ambos os sexos.
O legado deixado pelo professor Joca Rêgo ao povo sertanejo do sul do Maranhão em relação à educação e à cultura foi de grande relevância para diversas gerações, pois era um ensino que presava por uma leitura e escrita de excelência. Formado em Letras, o professor afirmava que “há mais luzes nas letras do alfabeto do que em todas as constelações do firmamento”. A dedicação, determinação e inovação do grande educador Joca Rego espalhou-se Brasil afora, posto que aqui estudaram alunos vindos de vários estados do Brasil. Em seu acervo, encontram-se mensagens de agradecimentos de ex-alunos pela educação recebida pelo grande mestre, considerado para muitos como o eterno o educador.
No ano de 1961, o professor João Joca Rego Júnior vendeu o prédio do Educandário Coelho Neto ao Bispo de Balsas D. Diogo Parodi com o direito de permanecer nesse educandário. Em 1984, o governador do estado do Maranhão, Luís Alves Coelho Rocha, ex-aluno do Educandário Coelho Neto, comprou o prédio para o estado para que nele fosse criada a Fundação Cultural do Sertão Maranhense, cujo presidente de honra seria o Joca Rego, que teve a honraria de atribuição de seu nome a essa fundação. Posteriormente, a Diretoria Regional de Educação, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação, instalou-se naquele prédio. Enquanto diretora Regional de Educação, todos os dias o via e com ele conversava. Muitas vezes ouvi-o falar que nesse prédio caberia uma Universidade.
Em 27 de setembro de 1992, na cidade de Balsas, faleceu nosso eminente professor.
O desejo do professor João Joca Rego viria a se realizar em um contexto de fortes discussões da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB 9394/96. Nesse período, as universidades brasileiras, inclusive a Uema, tiveram que se adequar às novas mudanças trazidas pela nova lei da educação brasileira. De forma que foi nesse contexto histórico, concretizando o desejo do reconhecido professor João Joca Rego Júnior e de muitos cidadãos e cidadãs de Balsas que passaram a lutar pela concretude desta universidade, que foi criado o Centro de Estudos Superiores de Balsas – CESBA, por meio da Lei 5.927/ de 28/03/94, que estabelecia a criação desse novo Centro da Uema.
O CESBA passou ao estatuto de campus, denominando-se Campus Balsas, 28 anos após, por meio da Lei nº 11372, de 10 de dezembro de 2022.
Atualmente, este Campus funciona com os cursos na modalidade presencial e também oferece cursos na modalidade semipresencial gerenciados pelo núcleo de tecnologias para educação (Uemanet); e cursos de formação profissional tecnológica (PROFITEC). Os cursos presenciais são: bacharelado Agronomia e Enfermagem; licenciatura: Letras, Matemática, Pedagogia. Os cursos a distância, vinculados à Uemanet, são Gastronomia, Geografia, Pedagogia e Segurança do Trabalho. Os cursos a distância vinculados ao PROFITEC são Agrocomputação e Geoprocessamento. Há ainda dois cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) EAD/Uemanet funcionando neste Campus: Ciência é 10 e Educação Especial e Inclusiva, e iniciarão os de Ciências da Religião e de Sustentabilidade.
No Camus Balsas funcionou uma turma do programa “Universidade Aberta Intergeracional – UNABI, curso “Educação para o Envelhecimento”, encerrado agora no mês de junho. Porém uma nova turma iniciará no segundo semestre, juntamente com uma turma de alfabetização.
Contamos ainda com dez laboratórios de diversas áreas: Agronomia, Enfermagem, Informática, Letras, Matemática/Física e Pedagogia. Para além disso, são desenvolvidos inúmeros projetos no Campus Balsas: Contação de Histórias em Língua Inglesa como estratégia de ensino no curso de Letras no Campus Balsas, do Atlas Toponímico do Estado do Maranhão – ATEMA; Literatura, Adaptação e Intertextualidade; Composition: Oficina de Escrita em Língua Inglesa (Extensão); Multilingual: Centro de Línguas e Culturas do Campus Balsas (Mais Extensão); Política de Formação de Professores da Universidade Aberta Do Brasil: estudo de caso da oferta do curso de Geografia em Balsas; Estudos da Lexicografia da Língua Inglesa; Desenvolvimento de Material Instrucional para o Ensino de Literatura no Ensino Médio: o poder das estratégias; Oficina de Escrita Criativa a partir do Game RPG; Textos e Imagens: A Construção do protagonismo Social por meio dos Círculos de Leitura e Letramento Literário; Avaliação da capacidade funcional do idoso em atividades básicas de vida diárias em fazer de coleta de dados; Segurança do paciente pediátrico na atenção primaria a saúde: Percepção da equipe de Enfermagem aguardando aprovação do CEP, dentre outros dos cursos de Agronomia e Matemática.
O campus está em processo de criação de duas ligas acadêmicas: a de Doenças Crônicas e a de Neonatologia/pediatria.
Recentemente, o Campus vem demonstrando grande interesse pela inovação. Tivemos duas equipes da Uema, a SOLVERS e a MARASUL, participando da IX Feira do Empreendedorismo, sendo que a equipe MARASUL foi classificada em 3º lugar, o que demonstra o interesse pelo empreendedorismo tecnológico e inovador.
O Campus Balsas da Uema tem compromisso com a educação da região sul maranhense, comprometendo-se com a formação, capacitação e atualização dos profissionais em processo de formação, para que estejam antenados com o contexto local que ora desponta fortemente em outras vertentes que não apenas do Agro, mostrando novas possibilidades para o aperfeiçoamento das potencialidades dos nossos estudantes para inseri-los cultural e socioeconomicamente como protagonistas neste cenário de desenvolvimento. Assim, os cursos que são ofertados no Campus Balsas desenvolvem eventos e projetos que buscam produzir e difundir conhecimento orientado para o desenvolvimento da ciência, dos saberes, da formação profissional, por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação, priorizando um desenvolvimento transformador e para a cidadania do povo maranhense.