VI Quimassa é realizado no Campus Caxias

Por em 20 de junho de 2024

No dia 18 de junho, ocorreu no auditório Leôncio Magno e em algumas salas do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) o VI Quimassa. O evento é feito por acadêmicos do Curso de Química. O tema foi “A magia da Química através da experimentação”. Os participantes tiveram direito a um certificado de 8 horas.

O coordenador das atividades, Prof. Dr. Clécio Dantas, falou: “No dia 18 de junho celebramos o Dia do Químico um profissional que desempenha um papel crucial em diversos setores, atua desde a saúde, através do desenvolvimento de medicamentos, até a indústria, com a criação de novos materiais e produtos. Nessa data, realizamos aqui na Uema Campus Caxias o VI Quimassa evento que visa divulgar a importância dessa ciência para a sociedade e incentivar jovens a seguirem carreira nessa área”, explicou.

Pela manhã, a Profa. Dra. Patrícia Alves, do Campus Caxias, ministrou uma palestra e destacou: “Hoje falamos um pouco sobre a magia no ensino da Química, e por que estudar a Química? Ela está presente em nosso cotidiano existem reações químicas que ocorrem de forma natural desde o acordar até o dormir, quando escovamos os dentes, usamos produtos no cabelo, por exemplo, tudo isso está interligado à Química, além disso, ela estuda as transformações químicas e físicas da matéria. Nós somos matéria, possuímos massa”.

Ela prosseguiu citando um exemplo de transformação química: “Quando cortamos uma banana ou uma maçã, percebemos um escurecimento isso ocorre porque essas frutas possuem enzimas e quando cortadas e expostas ao ar, surge o escurecimento, que é uma reação química. A palestra foi para demonstrar um pouco dessa magia presente em nosso cotidiano”, complementou.

Em seguida, acadêmicos de Química encenaram uma peça teatral.

Na programação, estudantes do Ensino Médio das escolas Dias Carneiro e Gonçalves Dias assistiram palestras, visitaram laboratórios e participaram de jogos. No período da tarde os jogos continuaram, entre eles: “Relógio de iodo”, “Que elemento sou eu?” e “Trilha química”.

Um minicurso sobre simuladores foi ministrado por Helena Cristina Dutra Braga e Kalita Rocha Chaves, do Curso de Química do Campus Caxias.

Aos presentes foi dito que, entre as áreas de aplicação da Química, estão: a farmacológica, através da descoberta, planejamento, identificação e preparação de substâncias biologicamente ativas; a Biomedicina, compreendendo o estudo da composição química da matéria viva (estabelecida uma relação da estrutura química das células com sua função biológica e relações metabólicas) e a forense, com a aplicação dos conhecimentos da Química e outras áreas das ciências forenses para esclarecer casos de crimes com natureza judicial. Quanto à Química experimental, ela permite a articulação entre fenômenos e teorias, através de demonstrações.

Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias