Uema realiza primeiro encontro do projeto “Diálogos indígenas na Uema”

Por em 7 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou na manhã desta sexta-feira (07), o primeiro encontro do projeto “Diálogos indígenas na Uema: fortalecendo a permanência universitária”, sendo parte integrante do Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (Pipou), oriundo do Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), que também conta com a parceria da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fapead).

Segundo o vice-reitor a Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda “essa escuta é muito importante para que a gente tenha a opinião dos alunos indígenas, o que eles querem, quais são os anseios deles na universidade, para que a Proexae e toda a gestão superior construam políticas vindas das falas deles, das necessidades deles. No momento em que a gente escuta, que a gente dialoga, é possível fazer políticas mais assertivas, que atendam mais os alunos e que efetivem a permanência deles na nossa universidade”, frisou.

O projeto visa promover espaços de discussão e convivência para os estudantes indígenas nos campi da Universidade Estadual do Maranhão, tendo em vista o fortalecimento do diálogo entre a comunidade estudantil indígena com a instituição, bem como a criação de um documento com propostas que possam pautar políticas de acesso, permanência e visibilidade indígena no ambiente universitário.

“É um importante dia para a nossa universidade, onde damos início a um programa que tem como interesse maior, o fortalecimento das políticas afirmativas dos nossos alunos indígenas, propiciar esses alunos que eles tenham uma vivência acadêmica, vivência universitária em toda a sua perspectiva do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação, do empreendedorismo, que essa vivência possa servir para o seu processo formativo, mas principalmente, para amadurecer a universidade num retrato que apresenta hoje a Universidade Estadual do Maranhão com a sua missão de ser inclusiva, de ser equitativa e de ser democrática”, comenta a Profa. Dra. Ilka Serra, Pró-reitora de extensão e assuntos estudantis.

Dentre os objetivos específicos do projeto, existe a fomentação para a realização de fóruns nos campi onde há a maior concentração de alunos indígenas de diferentes cursos e a realização do I Fórum Estadual Acadêmico Indígena da Uema, no Campus Paulo VI, em São Luís, como forma de culminância dos fóruns realizados nos campi.

“Dentro de diálogos indígenas, tratarmos dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis, eles nos remetem a pensar as problemáticas e as soluções que podemos tanto identificar como buscar soluções dentro da nossa instituição. O processo de diálogo e escuta dentro da Universidade Estadual do Maranhão, ele é um processo que nos leva ao desenvolvimento de políticas institucionais a fim de tornar esse ambiente um ambiente para todos, atingindo a diversidade, sendo inclusivo, sendo preocupado com as mais diversas culturas que estão dentro do território maranhense”, enfatizou a Assessora Chefe ODS Uema, Ariadne Enes Rocha.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Proexae/Uema