Uema realiza concurso público para professores do curso de Medicina em São Luís

Por em 25 de junho de 2024

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou o primeiro concurso público destinado ao provimento de cargos de Professor da Carreira do Magistério Superior para atender ao curso de Medicina Bacharelado. Este concurso marca um passo significativo na expansão e fortalecimento do ensino médico na instituição.

Os candidatos foram submetidos a um rigoroso processo seletivo que incluiu etapas de prova escrita com leitura pública, prova didática e julgamento de títulos. As provas foram realizadas com a presença de importantes autoridades acadêmicas, incluindo o Diretor do Centro, Professor Doutor Af Ali Uthant Moreira Lima da Costa, e a Chefe de Divisão de Concursos Públicos (DCP/SUCONS/UEMA), Cândida Gonçalves.

A seleção dos primeiros professores do curso de Medicina contou com a avaliação criteriosa de uma banca examinadora composta por renomados professores médicos de diversas instituições. Os membros da banca foram: Prof. Artur Serra Neto (Doutor/UNDB), Profa. Lívia Goreth Galvão Serejo Álvares (Doutora/UFMA), Prof. Ricardo Ferreira Santos (Doutor/UFMA), Prof. Josiel Paiva Vieira (Doutor/UFMA), Profa. Marília da Glória Martins (Doutora/UFMA), Profa. Vanda Maria Ferreira Simões (Doutora/UFMA), Prof. Stenio Roberto de Castro Lima Santos (Doutor/UFMA), Profa. Leopoldina Milanez da Silva Leite (Doutora/UFMA), Profa. Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento (Doutora/UFMA), Prof. Thiago Alves Rodrigues (Doutor/UFMA) e Profa. Maria do Carmo Lacerda Barbosa (Doutora/UFMA).

A realização deste concurso público é um marco na história da UEMA, que visa consolidar a qualidade do seu corpo docente e garantir a excelência na formação dos futuros médicos do Maranhão.

Com a conclusão do concurso, os primeiros professores do curso de Medicina começarão a integrar o quadro docente da UEMA no campus de São Luís, contribuindo para a formação acadêmica e prática dos futuros profissionais de saúde do Maranhão. A iniciativa reforça o compromisso da universidade com a inovação e a qualidade no ensino superior, alinhando-se às necessidades contemporâneas do setor da saúde.