Uema realiza colação de grau em Lago da Pedra

Por em 6 de junho de 2024

Foi realizada na noite desta quarta-feira (05), a cerimônia de colação de grau do Campus Lago da Pedra da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Cerca de cinquenta concludentes receberam a outorga de grau durante a cerimônia. A outorga foi concedida aos formandos dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Letras Licenciatura, Geografia e Pedagogia.

O orador oficial da noite, Francisco Jhon Anderson Silva Farias, destacou em sua fala: “Agradeço primeiramente ao nosso Deus por nos conceder grandes vitorias, a todos os nossos professores, em especial aos nossos Mestres: Mariana, João Vitor, Deyse e Dr.ª Juliana, bem como aos nossos coordenadores de curso, nas pessoas da Dr.ª Monique e do Professor José Haroldo, que lutaram juntamente conosco, seguindo as resoluções e resolvendo os problemas que não foram poucos, para que esse dia se tornasse possível para cada um de nós, e todos que deixaram essa caminhada mais leve.
Que sejamos profissionais exemplares, que não nos limitemos apenas a este ciclo, mas que seja o primeiro passo para uma carreira promissora. Que sejamos responsáveis enquanto profissionais e que não nos deixemos abater diante das dificuldades; se chegamos até aqui foi porque somos abençoados, agraciados, escolhidos. E se somos tudo isso, é porque Deus é brasileiro e anda ao nosso lado, e assim já não podemos “sofrer” como no ano passado.

A paraninfa, prof.ª Mariana Lima da Silva, enfatizou a responsabilidade que os concludentes terão a partir de agora em uma nova etapa de suas vidas: “Vocês têm a missão de transformar vidas através da educação. Não se aventurem! Preparem-se, capacitem-se. Como educadores, vocês serão responsáveis por despertar a curiosidade, fomentar o pensamento crítico e cultivar o amor pelo conhecimento nos seus futuros alunos. Lembrem-se: o bom professor inspira, marca a vida dos alunos. Lembrem-se também que o verdadeiro valor da educação reside na sua aplicação prática e no impacto positivo que pode gerar na vida das pessoas”.

Para o vice reitor Paulo Catunda: “este é um dia muito importante para a Uema aqui em Lago da Pedra; como eu sempre falo: quando não era moda interiorizar, a Uema já estava aqui. Estamos presentes em mais de cem municípios e hoje estamos formando cerca de 50 alunos dos cursos de Letras, Pedagogia, e uma menção especial para os cursos de Ciências Biológicas e Geografia nesta data, pois comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Uema segue fazendo seu papel no Maranhão; formando profissionais, qualificando e entregando ao mercado de trabalho desta região. Este é o nosso orgulho de ser Uema!”.

Ao término da cerimônia, como uma maneira de homenagear os graduados de cada curso que se destacaram ao longo de sua jornada universitária, foram concedidos títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Ciências Biológicas – Debora da Cruz Machado
Letras – Everly Karollynne da Costa Sousa.

Por: Caio Marcos
Fotos: Luís Paulo