Uema participa do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 24 de junho de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença na abertura do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia (SIBAC), realizada em São Luís nesse domingo (23). A programação, que se estende até o dia 25 de junho, ocorre pela primeira vez no Maranhão e reúne profissionais de todo o Brasil, focando em discussões sobre “Acarologia e Biodiversidade: Da Inovação à Sustentabilidade”.
Durante a cerimônia de abertura da programação, o reitor Walter Canales representou o governador Carlos Brandão e celebrou a realização do simpósio em São Luís. “A concretização deste evento em nosso estado é um marco significativo para a Uema e para toda a comunidade científica do Nordeste. É uma honra para a Universidade Estadual do Maranhão ser parceira de um simpósio tão relevante até internacionalmente”, destacou o reitor Walter Canales.
O SIBAC é reconhecido como o principal evento de Acarologia no país e tem a Prof. Dra. Ester Azevedo do Amaral (Uema) como presidente da comissão organizadora. Além da Uema, o evento é organizado em conjunto com professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
O vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, também destacou a importância de alunos e professores da universidade terem a oportunidade de participar do simpósio. “Este evento oferece uma oportunidade única para fortalecer as parcerias entre pesquisadores brasileiros e internacionais, promovendo o avanço do conhecimento acarológico e sua aplicação prática”, destacou o vice-reitor.
O SIBAC é realizado a cada dois anos e já passou por diferentes estados brasileiros. As edições anteriores foram sediadas em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás, com a última edição ocorrendo virtualmente em 2021 devido à pandemia de Covid-19.
“Participar do SIBAC é uma oportunidade incrível para ampliar meus conhecimentos e estabelecer contatos com especialistas renomados na área de Acarologia. Estou muito animada com as possibilidades de aprendizado e troca de experiências que este evento proporciona”, destacou Ana Martins, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O VIII SIBAC contará com palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos nas formas oral e de banner em três áreas temáticas: Biodiversidade, Sustentabilidade e Inovação na Acarologia; Ácaros de importância médico veterinária e Ácaros de importância agrícola. Confira a programação completa clicando aqui.