Uema participa do Seminário Nacional do Ciência é 10 realizado pela CAPES

Por em 19 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – Uemanet, marcou presença no Seminário Nacional Ciência é 10, evento promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizado entre os dias 11 e 13 de junho, o seminário ocorreu sob a organização da Diretoria de Educação a Distância (DED) e abordou temas relevantes para o curso de especialização ofertado via Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A programação do evento foi diversificada, incluindo mesas-redondas, apresentações e palestras, criando um ambiente propício para discussões e trocas de conhecimentos. Reuniu representantes da CAPES, instituições de ensino superior e consultores ad hoc, que debateram os rumos e desafios do Programa Ciência é 10.

A comitiva do Uemanet, liderada pela coordenadora Lígia Tchaicka, apresentou os resultados da plataforma desenvolvida para a oferta nacional do curso. Lígia Tchaicka participou da mesa de abertura do seminário, onde também ministrou uma palestra detalhando os resultados alcançados pelo Núcleo. Ela destacou a importância do evento como um momento de construção coletiva e diálogo: “Essa foi uma oportunidade de compartilharmos nossas experiências e inovações na educação a distância, reforçando o compromisso da nossa universidade com a qualidade e a expansão do ensino superior”, enfatizou.

O Ciência é 10 é um curso de especialização destinado a professores da educação básica que lecionam Ciências nos anos finais do ensino fundamental. Atualmente, é ofertado por 16 instituições de ensino superior e conta com 2.842 matriculados. O edital nº 25/2023 prevê a abertura de 5 mil vagas adicionais, expandindo a oferta para mais de 150 polos do Sistema UAB.

Marcia Serra, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, sublinhou a importância do ensino de Ciências no combate à desinformação: “No século 21, a ignorância em relação à ciência começou a ser cultuada em setores do Brasil e do mundo. Com o advento das fake news, o ensino de Ciências virou um imperativo ainda mais forte”.

Kilton Calvet, coordenador de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (DTE) do Uemanet, explicou a estrutura e benefícios da plataforma utilizada no curso: “A plataforma para oferta do curso Ciência é 10 consiste na integração de um sistema de gerenciamento e um ambiente virtual de aprendizagem, que abrange do controle acadêmico à execução da dinâmica do curso. Essa proposta oferece às IES participantes a oportunidade de otimizar seus recursos e gerenciar suas atividades de forma mais eficiente e com mais autonomia”.

A participação da Uema no Seminário Nacional Ciência é 10 reflete seu compromisso contínuo com a qualidade da educação a distância e com a valorização da ciência. Através do feedback obtido durante o evento, a equipe do Uemanet busca continuamente aprimorar a experiência dos usuários e garantir o sucesso do programa.

Por: Karla Almeida