UEMA estabelece laços com ecossistema de pesquisa e inovação da Paraíba

Por em 14 de junho de 2024

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Marcelo Cheche, e o Diretor da Agência Marandu, Prof. Roberto Serra, representando a UEMA, realizaram missão institucional na Paraíba, com o objetivo de prospectar cooperações com o ecossistema de inovação do estado.

Na Universidade Federal de Campina Grande, conheceram o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), que tem o melhor desempenho nacional em registro de patentes. Em seguida, estiveram no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), onde conheceram a estrutura em favor de pesquisas avançadas na área de biomateriais. Já no Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (VIRTUS), se aproximaram de projetos inovadores em IA, IoT e robótica, realizados sob a forma de prestação de serviços.

Na Universidade Estadual da Paraíba, a visita ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) permitiu conhecer pesquisas e desenvolvimentos em áreas como biotecnologia, nanotecnologia e medicina regenerativa, voltadas para a criação de soluções inovadoras para a saúde pública. A comitiva também visitou o Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), um espaço que fomenta a cultura empreendedora na região.

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTCPB), que reúne os principais atores do ecossistema de inovação do estado, intermediou todas as visitas realizadas pela Uema, proporcionando um amplo panorama dos projetos em andamento na Paraíba. Conheceram sua infraestrutura e suporte para empresas de base tecnológica, startups e centros de pesquisa e desenvolvimento.

Essa missão representa um importante passo para o fortalecimento da pesquisa, desenvolvimento e inovação no Maranhão, por meio da troca de experiências e da construção de parcerias estratégicas com instituições de referência no cenário nacional.

De acordo com Pró-Reitor Marcelo Cheche, “Nós da PPG, juntamente com a Marandu, fizemos as visitas com o intuito de conhecermos experiências inspiradoras adequadas à realidade do nosso estado, assim como as estratégias que temos pensado para o futuro do desenvolvimento da pesquisa e da inovação na Uema em interface. Nesse sentido, as visitas nos trouxeram uma série de percepções sobre o funcionamento do sistema de pesquisa e inovação e isso, com certeza, ajudará a Uema a pensar e a tomar suas decisões em relação a esse futuro num trabalho conjunto entre PPG e Marandu”.

Com informações da Marandu/Uema