Uema Campus Timon acolhe audiência do Orçamento Participativo 2024 do Estado do Maranhão

Por em 26 de junho de 2024

Foi realizada nesta última terça-feira (25), no auditório do Campus Uema Timon uma audiência pública sobre o Orçamento Participativo 2024, que realiza o papel de instrumento auxiliar do estado democrático de direito para promover a participação direta dos cidadãos e cidadãs no tocante às questões orçamentárias. Por meio desse instrumento político, a população pode escolher as áreas de maior urgência da região para destinar a verba pública.

Sendo coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan/Ma) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop/Ma), essa 10ª edição do Orçamento Participativo acontece todos os anos desde 2015 nas mais variadas regiões maranhenses, contendo nesta edição, 32 regiões para sediarem as audiências públicas. Dele participam diversos segmentos da sociedade civil para propor e votar as propostas que irão compor a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Estiveram presentes na mesa de honra autoridades como o Sr. Vinícius Ferro, secretário da Seplan/Ma; a Sr.ᵃ Amanda Costa, secretária adjunta na Sedihpop/Ma; o Sr. Celso Tacoani, presidente da Câmara Municipal de Timon; professor Vladimir de Oliveira, diretor da Uema Campus Timon e outros mais que compuseram a mesa.

Aos que não puderam comparecer nesta terça-feira (25), ainda poderão participar da segunda etapa do processo de votação. Contudo, as nove propostas em votação hoje não serão mais votadas, pois apenas quatro das nove foram para a votação final, onde o votante só poderá escolher uma das quatro. As quatro propostas vencedoras deverão estar constando no sistema a partir de amanhã, sendo acessadas pelo link https://votacao.participa.ma.gov.br/votacao.

A edição deste ano leva consigo um elemento incomum em comparação às outras edições: a presença mais acentuada da população jovem. Esse crescimento foi observado e aplaudido pelos participantes das edições passadas presentes no local, que receberam com alegria esse novo reforço da população jovem nas audiências públicas. Em um clima democrático, com aprovações e desaprovações, opiniões e réplicas, defesas e contra-ataques, sem comprometer a compostura e descambar para a barbárie, podemos dizer que a audiência foi um sucesso, mesmo que não para todos os grupos.

Por: Matheus Pereira/Uema Campus Timon
Fotos: Mickaelly Stefanny/Uema Campus Timon