Semana do Meio Ambiente 2024 da Uema começa hoje

Por em 5 de junho de 2024

A Semana do Meio Ambiente da Universidade Estadual do Maranhão (SEMEIA/Uema) promovida pela Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), teve início nesta manhã de quarta-feira (5), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet).

Em 2024, a SEMEIA tem como tema “Resíduos Sólidos do Presente, Recursos Sustentáveis do Futuro”, com o objetivo de promover a conscientização e disseminar conhecimentos sobre a gestão de resíduos, visando despertar uma mudança comportamental e ambiental.

O primeiro dia do evento contou com palestras, mesas redondas, sorteio de Ecokits e relato de experiências, além de contar com a presença do vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, que expressou a importância da participação ativa de toda a comunidade neste tipo de evento.

“No contexto desse evento, expressamos nossa gratidão pela presença e participação de todos, reconhecendo a importância das figuras notáveis que compõem esse encontro. Também acho necessário refletir sobre os desafios e obstáculos que ainda precisam ser superados para efetivar mudanças significativas. A participação ativa de toda a comunidade em eventos como a SEMEIA, é crucial, porque fortalece a importância e a urgência das questões abordadas, especialmente no que se refere à gestão de resíduos e sua influência no ambiente climático e na sustentabilidade. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais sustentável para as gerações presentes e futuras”, disse o vice-reitor.

Também estiveram presentes na palestra de abertura, Maria José Castro (presidente da Cooperativa de Resíduos Sólidos do Maranhão e da Comissão Estadual de Catadores), Walber da Silva Filho (atual presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana – IMPUR) e Mauro Carramilo Junior (presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão – FEEA).

A superintendente da AGA, Andréa Araújo, expressou a importância da SEMEIA tanto para os alunos, quanto para a universidade. “Desde 2015, a Uema conta com sua Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), evidenciando uma postura proativa e antecipatória, desvinculada de qualquer intenção de autoelogio, mas sim impulsionada por uma genuína preocupação. Nosso objetivo com a SEMEIA, a partir desse ponto, desse espaço, é mobilizar toda a comunidade universitária e o Estado como um todo, visando promover discussões construtivas e fortalecer nossas ações. Assim, a Uema solidifica seu compromisso e engajamento institucional com a proteção e preservação do meio ambiente”, disse.

A SEMEIA 2024, segue até esta sexta-feira (7) e irá contar com mais palestras, oficinas e minicursos. Confira a programação completa clicando no link SEMEIA 2024 – programação.

Assista ao primeiro dia do evento através dos links youtube.com/live (manhã); youtube.com/live (tarde).

Por: Karolynne Sodré

Fotos: Rafael Carvalho