ProfiTec: Evento no Campus Codó promove conscientização sobre o papel do Design de Interiores na sociedade

Por em 6 de junho de 2024

No último sábado (1), a turma do curso tecnólogo em Design de Interiores, do Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema), organizou um evento no Campus Codó com o objetivo de promover a importância do design de interiores na sociedade codoense.

O evento, intitulado “A Função do Design na Sociedade Codoense”, contou com a participação da diretora do Campus Codó, Deuzimar Serra, de alunos do curso de Engenharia Civil, do UniFacema, e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), além de visitantes da comunidade local interessados em aprender mais sobre a área.

Organizado pelas estudantes Ana Luiza Almeida, Sarah Cristina e Rosina Moreira, com o apoio da coordenação do Polo do ProfiTec no Campus Codó, a programação destacou a relevância dos projetos de design de interiores, desde a escolha das cores até a ergonomia das bancadas.

Os participantes puderam assistir a palestras ministradas pela arquiteta e designer Paulynne Coimbra, o engenheiro civil Yudson Vasconcelos e a arquiteta Beatriz Moreira. Além disso, foram transmitidas palestras virtuais apresentadas pela arquiteta e designer Ismênia Caldas e também pela arquiteta Naiara Aquino.

Além das palestras, houve exposições de projetos desenvolvidos pelos próprios alunos do curso de Design de Interiores e de materiais fornecidos por casas de construção locais, que trouxeram amostras de tintas, pisos, iluminação e telhas. Essa exposição prática permitiu aos visitantes visualizar a aplicação real dos conceitos discutidos nas palestras.

“Foi muito importante para nós a realização do projeto porque pudemos fazer a sociedade de Codó saber a respeito dos profissionais que estão se formando. Tivemos um feedback positivo de alguns participantes. Muitos falaram que nem imaginavam que no Campus Codó teria o Curso de Design de Interiores e que gostaram muito dessa área. Agradecemos ao coordenador de polo do ProfiTec, prof. Romário, pelo suporte que foi essencial para o evento acontecer “, comentou a estudante e uma das organizadoras do evento, Ana Luiza Almeida.

Por Débora Souza