Professor da Uema Timon publica artigo em revista científica Qualis A4.


Por em 21 de junho de 2024



O Prof. Dr. Romel Pinheiro, do departamento de Administração, teve um artigo científico publicado pela revista “Contribuciones a Las Ciencias Sociales”, com conceituação Qualis A4. O artigo “Fatores que influenciam a doação de leite humano, segundo a teoria do comportamento planejado” é fruto de sua tese de doutorado em Administração concluída em 2023 na Universidade do Vale do Itajaí–SC. A tese foi na área de marketing social e investigou os fatores que influenciam a doação de leite humano, à luz da teoria do comportamento planejado. A tese é constituída de cinco artigos, sendo esse o terceiro da série que foi publicado.
A pesquisa demandou um grande esforço de coleta de dados com uma população de mulheres puérperas aptas a realizar a doação de leite humano. A coleta de dados ocorreu em cinco maternidades de Teresina e Timon e as entrevistas e a aplicação de questionário deram-se por meio do WhatsApp. Ao todo participaram cerca de 1.000 puérperas aptas a doar.

Os principais resultados encontrados indicaram que a taxa de doação de leite humano foi de 3% entre as participantes e de 7,5% entre as participantes que manifestaram concordar moderadamente ou totalmente com a intenção de realizar essa doação. Os resultados sugerem que uma atitude muito favorável não resulta em intenção de mesma intensidade de realizar a doação. A pesquisa também sugere que a intenção não é um bom preditor para a doação de leite humano.
A doação de leite humano é um comportamento socialmente desejável para atender bebês vulneráveis que não dispõem de leite da própria mãe. Nesses casos, a melhor opção é o leite de doador fornecido pelos bancos de leite humano. Os bancos de leite humano coletam, pasteurizam, armazenam e distribuem leite humano doado.  Eles costumam  estar   localizados   em   unidades   de   terapia   intensiva   neonatal   e   se destinam principalmente a atender bebês prematuros ou com baixo peso que se encontram hospitalizados. Para funcionar adequadamente, os bancos de leite humano dependem de um fluxo regular de doação de leite humano e conhecer os fatores que influenciam essa doação pode melhorar o desempenho das ações que promovem esse comportamento.
Por: Mariana Monte/Assistente de Comunicação do LabMarketing/Uema campus Timon
Foto: Mariana Monte/Assistente de Comunicação do LabMarketing/Uema campus Timon


Últimas Postagens