Proetnos recebe inscrições do povo Kaapor em Santa Inês

Por em 3 de junho de 2024

O Campus Santa Inês da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu o povo Kaapor, membros de uma comunidade indígena proveniente da terra indígena Alto Turi, para a realização das inscrições no Processo Seletivo Simplificado para os Cursos de Licenciatura Intercultural oferecidos pelo Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica – Proetnos.

No Campus Santa Inês, o curso oferecido pelo Proetnos é o de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena/Ciências Humanas, que tem sido um marco na busca pela valorização e preservação da cultura indígena no estado.

O Coordenador Pedagógico do Proetnos, professor Sérgio Roberto, expressou seu orgulho em receber o povo Kaapor, destacando a importância deste momento para a população indígena. “Estamos orgulhosos de receber o povo Kaapor na Uema e considero um momento único e de extrema importância para a população indígena”, afirmou o professor.

O cacique Iracadju também enfatizou o propósito dos Kaapor na universidade. “Estamos aqui para poder fazer o melhor para o nosso povo, pelo nosso território e para sermos inseridos na universidade”.

O Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica, Proetnos, tem como missão central formar e qualificar quilombolas e indígenas no Maranhão, por meio de licenciaturas específicas e diferenciadas, para atuarem nas escolas de seus territórios. Desde o seu início em 2016, o Proetnos/Uema tem desempenhado um papel fundamental na resposta à demanda histórica dos povos tradicionais por uma educação inclusiva e plural.
Por meio do Proetnos, a Uema tem promovido novos relacionamentos entre os saberes e histórias dos povos e comunidades tradicionais e o conhecimento ocidental, visando reverter um processo histórico assimétrico que exige reparações. A iniciativa tem sido fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as culturas são valorizadas e respeitadas.

O processo seletivo representa mais do que uma oportunidade de formação acadêmica para o povo Kaapor; é um passo importante na busca pela valorização e preservação de sua identidade cultural e na construção de um futuro mais promissor para as próximas gerações.

Por: Caio Marcos